Suspensão e Cancelamento de Planos de Saúde por Inadimplência

argaiv1915

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

Sabemos que grande parte da população possui contratos de plano de saúde. Em um universo de aproximadamente 192 milhões de brasileiros, cerca de 50 milhões são consumidores desse serviço, o que representa 26% da população brasileira. Esse dado, por si só, já demonstra a importância deste serviço, erigido à condição de serviço essencial por nossa constituição.

Também é sabido a grande dificuldade financeira enfrentada pela população em geral, de forma que, em uma sociedade em que 43 milhões de brasileiros encontram-se abaixo da linha da pobreza (dados do Ipea/2009), acaba sendo normal, até mesmo esperado que vários consumidores enfrentem, em algum momento, dificuldades para pagar seus compromissos financeiros em dia, mesmo aqueles relacionados a serviços essenciais.

Atento a estes dados e em razão da essencialidade do serviço, o legislador impôs algumas regras relativas à suspensão e cancelamento dos contratos de saúde por inadimplência.

 

Neste sentido, a Lei dos Planos de Saúde determina que somente pode ser cancelado o contrato de plano de saúde por inadimplência se cumpridos os seguintes requisitos:

  • ·         O consumidor está inadimplente por período superior a sessenta dias, consecutivos ou não, nos últimos doze meses de vigência do contrato. Isso significa que, contados os últimos 12 meses de contratos, o atraso no pagamento da mensalidade não pode ser superior a 60 dias, podendo ser considerados cumulativamente os dias de atraso no pagamento de mais de uma mensalidade. Por exemplo: 15 dias em janeiro + 15 dias em fevereiro + 10 dias em março + 5 dias em abril + 15 dias em maio = 60 dias.
  • ·         Ter sido comprovadamente notificado sobre a sua inadimplência antes que essa tenha completado 50 dias.

Se o consumidor não está inadimplente por mais de 60 dias ou, mesmo estando, não recebeu o comunicado de sua inadimplência antes do 50º dia, o contrato não pode ser cancelado. Em conseqüência, não é possível negar atendimento.

Desta forma, para que possa a operadora legalmente negar o atendimento com base na inadimplência, é preciso que as duas condições estejam presentes, pois a inexistência de qualquer um desses elementos torna a negativa ilegal, sujeitando o infrator ao pagamento dos prejuízos materiais e morais daí decorrentes.

Apesar de se tratar de regras bastante claras, muitos são os casos de consumidores que têm atendimento médico negado pelo plano, até mesmo em situações de urgência, por um pequeno atraso, em condições diferentes da estipulada em lei.

Tais atitudes são tomadas pelas prestadoras aproveitando-se da falta de informação do consumidor (que é geral), tornando claro o abuso da conduta, razão pela qual não devem ser toleradas.

Em situações assim, é importante que o consumidor faça valer seus direitos, exigindo, pelas vias legais, o respeito que merece.

Comentários  

 
# Demetrio Bittar Neto 22-04-2011 23:20
SENHORES

Boa noite ,obrigado por este canal.
Tudo que presta serviço tem haver muita tolêrancia,SÓ O NOSSO CONGRESSO NACIONAL E O PRESIDENTE DA ÉPOCA,JUNTAMENT E COM O MINISTRO DA SAÚDE ,que GRACINHAS *** *********,QUE NÃO AMAM A PATRIA ,OS IDOSOS,E TODOS BRASILEIROS,É VERGONHOSO,ASQU EROSO,POIS ESTA ***** DESTA DITADURA CONTINUA.

Desculpe algumas palavras, RESOEITOSAMENTE MUITO OBRIGADO,TENTE NOS AJUDAR,ESTOU MUITO DOENTE.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 25-04-2011 08:41
Bom dia Demétrio!

Entendo sua indignação e você tem todo o direito de dizer o que pensa! Só peço que não use palavrões ou faça ofensas, pois temos que manter o respeito.

No mais, se pudermos fazer qualquer coisa para te ajudar, conte conosco!

Um abraço,

Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# giovanny azevedo 26-09-2012 16:08
boa tarde demetrio gostaria de um ainformacao fiquei 12 dias en atraso do plano de saude do meu filho que e recente tem dois meses e no 13 dia fui pagar so que nao consegui devido a operado so permitir 10 dias de atraso e eu nao percebi e fiquei inadiplente e meu filho passou mal e nao pude uasr o plano o que eu faço
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# alexandre republican 15-06-2011 08:26
Me tire essa dúvida:
O plano de saúde de minha família tem o vencimento todo dia 15, por algum esquecimento fiquei inadiplente em duas parcelas esse ano ainda, porém os boletos continuram a vir normalemte e eu estou pagamento e exatamente hoje no dia do vencimento minha esposa foi fazer um exame e foi negado, eles não me notificarm a pesna percebi que no boleto atual consta uma informação assim: PArcela em Aberto 02/2011 e 12/2010., ou seja, mes 01/2011,03/2011,04 e 5 de 2011 estão pagas e ainda outra informação no boleto que vence hoje 15/06/2011,o pgamemto deste permite utilização até 15/07/2011. Então duas perguntas:
1) O plano não foi cancelado pois continua mandando bolteo e eu pagando;
2)Mas o atendimento tem sido negado e devido a inadiplencia de dois meses eles podem negar o atendimento?
Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 15-06-2011 09:08
Bom dia Alexandre,

A lei determina que o atraso de mais de 60 dias, consecutivos ou não, autoriza o cancelamento do plano por inadimplência, desde que o usuário seja notificado até o 50˚ dia de atraso.

Além disso, o fato de você continuar pagando as mensalidades posteriores implica, claramente, que o plano não está cancelado, pois continuam lhe cobrando o serviço.

Neste caso eles não poderia te negar atendimento, mas é imprescindível que você pague as mensalidades em atraso para evitar que efetivamente cancelem seu plano.

Um abraço,

Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Alberto 21-10-2011 16:28
O atendimento pode ser suspenso sim, desde que atendidas as mesmas condições para rescisão de contrato (já citadas no texto). Sem que a notificação tenha ocorrido, a suspensão do atendimento ou rescisão contratual contituem infração ao artigo 13, II da Lei 9.656/98, com as penalidades previstas no artigo 77 da Resolução Normativa 124/2006, além de danos morais e materiais que devem ser discutidos judicialmente.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Regiane 29-06-2011 23:22
Boa noite!
Por simples esquecimento deixamos de pagar duas mensalidades do plano de saude (15/05 e 15/06)e quando nos demos conta tentamos atualizar boleto no site do banco e nao estava disponivel, liguei na operadora e a mesma me informou que estava cancelado o plano.Eles nao deveriam ter nos avisado destas duas mensalidades em atraso?Para podermos acertar antes do cancelamento?Se continuarem persistindo no cancelamento, qual a melhor forma para resolver esta questao?ficarei no aguardo de sua colaboracao neste caso.Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-06-2011 08:14
Bom dia Regiane,

Sim, você tem que ter sido notificada antes, porque sem essa notificação o cancelamento do plano é ilegal.

O melhor caminho é pagar as mensalidades atrasadas o quanto antes e pedir a reativação do plano. Se essa reativação não for feita amigavelmente, pode ser feita judicialmente.

Para isso, procure um advogado de sua confiança, o Procon ou Juizado Especial de sua cidade.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Talita 30-06-2011 17:46
Oi Dr. no meu caso o mês de abril está em atraso, mas o mês de maio e junho foram pagos, eles enviaram uma notificação que não foi recebida por mim, mas foi assinada por meu irmão que não me entregou. Posso pedir o reativação do plano neste caso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-06-2011 19:12
Sim, a notificação tem que ser pessoal porque o objetivo dela é permitir que o usuário pague os valores em atraso, evitando o cancelamento.

Então, a não ser que seu irmão faça parte do plano, a notificação por ele recebida não seria válida.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# José Roberto 11-07-2011 01:29
Boa noite Srs,

Estou com o nomo no SPC em devido ao atraso na pagamento de parcelas da plono de saude. Porém o que acontece é que morava na Bahia.. e me mudei para o Mato Grosso. Como vim antes para o Mato Grosso.. pedi para minha esposa cancelar o plano.. pois a empresa que vim trabalhar tinha o plano empresarial e não tinha o porque ter os dois planos.
Para minha surpresa quando voltei a Bahia 4 meses após.. havia no meu antigo endereço os boletos assim como comunicados de atraso. Quando fui a unimed disseram que minha esposa não pudia cancelar já que era eu o titular. Mas nao comunicaram ela. negociamos na época e paguei 2 das 4 parcelas.. Mas agora minha surpresa fui fazer um cadastro para comprar um tv.. e meu nome estava no SPC.. Pergunta o que devo fazer. Tenho o recibo de pagamento das 2 parcelas com atraso de mais de 60 dias.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# José Roberto 11-07-2011 01:49
Boa noite Srs;
Conforme li acima estou com problema parecido, porém meu nome foi parar no SPC. Em 2007 me mudei da Bahia para o Mato Grosso. Vim antes de minha familia, e como a empresa em que vim trabalhar tinha plano de saude pedi para minha esposa cancelar o plano particular com a unimed na Bahia. Porém quando retornei a Bahia para efetuar a mudança encontrei 4 boletos referente a 4 meses de atraso assim como notificações sobre os atrasos. Procurei a unimed e foi me dito que teria de ser o titular para cancelar o contrato e não minha esposa. Depois de muita conversa fizemos um acerto. Paguei metade das parcelas. Só que para minha surpresa agora depois de 3,5 anos fiquei surpresa a ter reprovado um cadastro de compra devido meu nome estar no SPC. Fiz a pesquisa e descobri que era decorrente das parcelas atrasadas da unimed que não havia pago.. Gostaria de saber o que devo fazer.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-07-2011 07:41
Bom dia José Roberto,

Segundo nosso entendimento, os planos de saúde não podem incluir o nome dos usuários nos cadastros de proteção ao crédito durante o período em que não houve pagamento se não tiver tido uso do plano.

Além disso, como foi feito acordo para pagamento de metade das parcelas, eles não poderiam cobrar o restante.

Assim, me parece que esta inclusão/ cobrança é ilegal, motivo pelo qual devem procurar um advogado de sua confiança para buscar judicialmente seus direitos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Leandro Iglesias 15-07-2011 12:41
Boa Tarde, Bruno Lemos!
Parabéns pelo Site!!

A minha dúvida é com relação à inadimplência, pois tenho plano de saúde através de um contrato coletivo, e a associação suspende com uma semana de atraso, está correta? Ela informa que se não cancelar a operadora irá cobrar o mês de mesma forma. O que está previsto por Lei? Obrigado, abs.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Manuela 12-08-2011 19:07
Boa Noite, Bruno Lemos.

Estou com uma dúvida sobre cancelamento: liguei para cancelar meu plano em abril com os boletos de fevereiro e março em atraso. A atendente me informou que o cancelamento só seria feito por fax e que o simples fato de eu deixar de pagar não cancelaria o plano. Disse ainda que mesmo após eu ter realizado o cancelamento os boletos anteriores deveriam ser pagos. Essa informação procede? Muito obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 16-08-2011 17:44
Boa tarde Manuela,

Se não houve utilização neste período, os valores não podem ser cobrados e a falta de pagamento deve ter, como única consequência, o cancelamento do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gabriela 26-06-2013 16:09
Olá Bruno, estou passando por uma situação semelhante com a de Manuela, tenho um plano individual e desde abril não realizo o pagamento e nem utilizo os serviços, pois não tenho interesse em ficar mais com o plano. Entretanto o plano de saúde ainda continua a me mandar boletos e ao falar com o call center me informaram que preciso realizar o pagamento mesmo não tendo utilizado. Acredito que como não utilizei o serviço não tem o pq pagar, estou certa? Ou não? Sabe me dizer se existe e onde posso encontrar alguma lei, resolução ou qualquer documento oficial para enviar ao plano relacionando com a situação citada acima? Abraços. Gabriela
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Thalita 24-08-2011 10:37
O plano de minha mãe idosa era de 1994 - antigo e não adaptado. Paramos de pagá-lo e nos 30 primeiros dias de inadimplência ela o utilizou uma vez. Fizemos outro. Poderá haver alguma cobrança futura do plano antigo? A corretora do plano novo disse que não, mas estamos receiosos. Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 24-08-2011 19:55
Thalita,

Se houve utilização, o valor poderia, a princípio ser cobrado sim. Acredito que o melhor caminho para evitar surpresas desagradáveis é entrar em contato com o plano e verificar a situação financeira atual.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Thalita 24-08-2011 20:55
A corretora do 2º plano nos disse que no plano individual se paga a 1ª mensalidade na vigência, então poderia usá-lo 30 dias sem pagá-lo, acreditamos nisso. Isso está errado? Se ligar para a operadora poderei dar ideias de cobrança para eles, não é?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 25-08-2011 12:20
Isso é verdade, nos planos individuais a primeira mensalidade é paga na adesão, normalmente.

Se for este o caso, não haveria mesmo nenhuma dívida. De qualquer forma, o fato de questionar a seguradora seria uma segurança, pois certamente eles não poderão inventar uma dívida e mas não é o fato de você não se manifestar que fará com que eles não cobrem dívida eventualmente existente.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Roberto 25-08-2011 14:45
Bom dia,
Fui procurado pelo plano para a fazer uma negociação e reativar o plano. Feito a negociação ele cobrou novamente as carencias. isto é correto
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 29-08-2011 09:06
Bom dia Roberto,

Depende dos termos da negociação, mas se ela não diz nada específico sobre isso, não poderia te cobrar as carências novamente, pois se trata da reativação de um plano antigo, e não de um novo plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# rita 26-08-2011 12:38
estou em atraso há 15 dias posso ser impedida de usar a emergência. é meu segundo atraso de 15 dias esse ano.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 29-08-2011 09:07
Rita,

Não poderia, pois é preciso um atraso superior a 60 dias (não cumulativos).

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# gilmar almeida 02-09-2011 09:17
bom dia Bruno ,estou com um problema com a meu plano de saude ,desde outubro de 2010 eu atrasei o plano ,o contrato éde pessoa juridica e com 10 dias eles ja suspendem o atendimento ;vin pagando as faturas com juros ,mais sempre esta suspenso e paguei agora fatura que é referente au meis de março de 2011 so que ue nunca concigu deixar em dia porque eles continua a mandar faturas e o plano esta suspenso desde outubro
Eles pedem para ser pago tudo até o dia de hoje ,mais como eu vou pagar por um serviço que ja esta suspenso a 11 meses está serto?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 20-09-2011 08:50
Gilmar,

se não está tendo utilização não pode haver cobrança. Para planos de saúde pessoais ou familiares, o não pagamento por mais de 60 dias tem como consequência o cancelamento do plano, não podendo ser cobrados os períodos sem utilização.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Sara 19-09-2011 15:26
Por favor, tive o plano da minha filha suspenso após 60 dias de atraso nos pagamentos(por questão financeira).Porém achei outro plano que se adequa as minhas condições e posso pagar. Minha duvida é: Posso contratar outro plano de saude ou por causa da inadiplencia do primeiro eu fico impedida de contratar outro plano de saude??
Grata
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 20-09-2011 08:51
Sara,

Pode contratar sem problemas, apenas se certifique de solicitar o cancelamento do plano anterior para evitar problemas futuros.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Mônica Pinheiro 20-09-2011 11:49
Duvida - Entao continua em vigor o cliente ficar inamdiplente por 60 dias consecutivos ou alternados o cancelamento na prestação de serviços do plano de saude?
Obrigada!
Um abraço,
Mônica Pinheiro
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 21-10-2011 19:08
Mônica,

Esta determinação é decorrência do art. 13, inc. II, da Lei 9.656/98 e continua em vigência.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruna Daia 21-09-2011 23:33
meu plano esta desde de maio de 2011 em atraso só que por meu esquecimento mas tambem ninguem me informou que estava em atraso não recebi notificação avisando o cancelamento então quando me lembrei ja estavam com 4 parcelas em atraso e quando fui pedir a reativação disseram que eu tinha que pagar o mais rapido possivel mas não determinaram o tempoentão depois de algumas semanas fui la pagar e m disseram que havia sido cancelado novamente. quero regularizar ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 21-10-2011 19:10
Bruna,

O envio da notificação até o 50º dia é condição legal para este cancelamento.

Portanto, insista junto ao seu plano para que ele seja reativado, lembrando, contudo, que voc~e deve pagar este débito o mais rápido possível para evitar maiores problemas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# andre 11-11-2011 13:43
POR FAVOR EU TINHA UM PLANO NO QUAL SOLICITEI UM CANCELAMENTO QUE JA FAZEM DOIS MESES ATE QUANTO TEMPO POSSO REATIVAR 30 OU 60 DIAS DA DATA DO CANCELAMENTO PARA NAO PERDER MINHA CARENCIA
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 24-11-2011 16:04
Andre,

Não existe como pedir a reativação, pois foi voc~e quem pediu o cancelamento. A partir do momento em que o cancelamento foi feito, não há como reativá-lo sem a concordância do plano.

Você pode é tentar negociar a carência com o plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Márcio 14-11-2011 18:04
Minha mãe tinha um plano através de uma cooperativa, mas esta foi descredenciado do empresa que administra o plano. Esta empresa se recusa a fazer um contrato direto, acredito ser pela sua idade (70 anos, todavia ela fez uma cirurgia e pecisa ser internada novamente com urgência para um novo procedimento. Como devo proceder, pois ela está descoberta? A justiça pode obrigar as empresas a manterem o plano por se tratar de doença pré existente, em consequência o tratamento? OBg!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 24-11-2011 16:06
Márcio,

O ideal é que você busque a manutenção do plano antigo, mas agora como particular, pois o cancelamento do plano não se deu por vontade dela.

Se não conseguir isso administrativam ente, tente a via judicial.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Flaviene 17-11-2011 00:43
Fiquei 20 dias sem poder utilizar o plano devido inadimplencia. Agora que está tudo devidamente pago, recebi o boleto referente ao periodo que fiquei bloqueada. Minha pergunta é: por se tratar de uma prestação de serviço a cobrança não deveria ser proporcional aos dias que efetivamente tive direito de usar o plano?
Estão me cobrando uma mensalidade cheia, mas me negaram atendimento por 20 dias.
Obrigada!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 24-11-2011 16:08
Flaviene,

A cobrança está certa, pois a mensalidade é pelo direito de utilização do plano durante o mês e a suspensão ocorreu por sua inadimplência.

Por isso acredito que você deva realizar o pagamento do boleto para evitar novos atrasos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 25-11-2011 11:05
Flaviane,

Relendo sua pergunta, parece que a entendi mal.

Se seu plano é individual ou familiar e sua inadimplência é menor do que 60 dias cumulativos (dentro de um período de 12 meses), realmente eles não poderiam ter suspendido sua utilização.

Se o plano é corporativo ou o atraso é de mais de 60 dias cumulativos, então a suspensão é devida, lembrando sempre que esta tem que ser precedida de notificação nos planos familiares ou individuais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Alda 25-11-2011 08:25
Olá, Bruno.
Li as conversas acima e está última e fiquei confusa. Após 30 dias de atraso na fatura o plano bloqueou o atendimento. Tá correto ou deve ser após 60 dias? Independente do bloqueio e mesmo com a não prestação do serviço a fatura do período é devida? O Plano é corporativo.

Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 25-11-2011 11:02
Alda,

Nos planos familiares ou individuais, o cancelamento ou suspensão somente pode ocorrer após 60 dias, mediante notificação prévia.

Mas nos planos corporativos esta regra não se aplica, a princípio. Nestes, o bloqueio ocorre normalmente após o 30 dia de atraso mesmo.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# silvania 27-11-2011 15:36
Boa tarde, BRUNO,
Meu plano foi cancelado dia 10-05-11 devido o não pagamento de duas parcelas.Não fui comunicada do cancelamento. Pergunto:Meu vencimento e dia 20 de cada mës, só, que recebi mais 3 parcelas para o pagamento do dia 20-05-11 e 20-06-11 e 20-07-11. Agora estão me cobrando 5 parcelas em atraso. me ajude.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-11-2011 11:06
Silvania,

São duas situãções a sua: uma é o cancelamento do plano, que não poderia ter sido feito sem a prévia comunicação.

A outra é a cobrança de mensalidades posterior ao cancelamento. Isso é absolutamente ilegal, pois sequer existira contrato ativo a justificar as cobranças.

Acredito que deva entrar em contato com a operadora e solicitar o cancelamento das mensalidades em aberto, bem como a reativação do plano, se for de seu interesse.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# elcio araujo 14-12-2011 15:33
Por gentileza, gostaria de saber se na lei 9656/98 existem regulamentações ou restrições para cobrança de taxa de adesão inicial nos planos odontológicos e se os mesmos planos podem ser reativados mesmo com inadimplência superior á 60 dias, sem nenhuma restrição ou regulamentação.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 16-12-2011 15:42
Elcio,

Não existe este tipo de regulamentação na lei citada por você, nem existe obrigação de reativação sem carência após o cancelamento do plano, se este aconteceu nas hipóteses legais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Leila 21-12-2011 22:23
Eu tenho um plano desde 2002 , e por esquecimento deixei acumular duas mensalidades e no 61 dia ele cancelaram meu plano , eu como sempre faço paguei as mensalidades atrasadas e , qdo fui informar pagto me surpreendi com o cancelamento do meu plano, imediatamente pedi para reativar o plano e enviei os comprovantes , pois eles receberam os debitos após ao cancelamento , que se deu no dia 16/12/2011 e eu paguei no dia 19/12. agora eles querem q eu migre para outro plano sem carência porem sem cobertura 100 e sim com 50% de participacao. Por favor preciso de esclarecimentos .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:34
Leila,

Como eles não te notificaram previamente e ainda receberam o pagamento dos atrasados, entendo que o cancelamento não pode ser mantido, da mesma forma como não podem te obrigar a migrar de plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Regina 27-12-2011 15:24
Tenho um plano como pessoa jurídica, e deixei de pagar duas mensalidades, e claro que não usamos neste período, pois estava inadimplente. Agora fiquei sabendo que foi cancelado o plano, e que temos que pagar estas duas mensalidades em atraso, aliás já está com uma empresa de cobrança, senão a empresa será negativada. Isso procede? Pessoa jurídica é diferente de pessoa física?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:36
Regina,

Planos para pessoa jurídica são diferentes daqueles para pessoa física em muitos aspectos. Por isso, para responder corretamente sua pergunta, retia que ser feita uma análise do contrato primeiro.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Isaac 27-12-2011 17:21
Deixei de pagar o meu plano Santa Casa em novembro de 2008, consequentement e nem usei mais, pois fiz Unimed e teoricamente foi cancelado por inadimplencia, porém, agora em dezembro de 2011 uma agencia de cobrança dizendo q tenho dois boletos pra pagar, e a Santa Casa disse que usando ou não o plano na época tenho que pagar pois não cancelei oficialmente. Podem me cobrar isso???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:37
Isaac,

Sendo um plano individual não podem te cobrar este período.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Luis Paulo 01-01-2012 20:11
Boa Noite Bruno,
Estou 17 dias atrasados com meu plano e o atendimento foi negado eles podem negar o atendimento com 17 dias de atraso ? Que providencias devo tomar ?
OBrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:41
Luis Paulo,

Não poderiam negar o antedimento pois não foi completado o período de 60 dias exigidos por lei.

Nestes casos, aconselho a procurar o Juizado Especial ou Procon de sua cidade para solucionar a questão.

Ressalto que existem entendimentos que afirmam que, em casos como este, é possível até a ocorrência de danos morais por negativa de atendimento ilegal, dependendo do caso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Augusto 02-01-2012 20:39
O meu dependente completou 21 anos em 21/12/2010, quando perderia direito ao plano.No dia 08/12/2010, foi internado e somente recebeu alta em fevereiro de 2011. Pode a operadora considerar como despesas indevidas e cobrar as despesas da internação a partir de 21/12/2011 até fevereiro, mesmo que a internação tenha se iniciado no dia 08/12/2010, quando ele ainda tinha direito ao plano.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:42
Augusto,

Não pode porque a internação te início em data anterior ao término do contrato.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Nayane Rabelo 07-01-2012 09:40
Bom dia,
O vencimento do meu plano é dia 01 de cada mês. Eu fui tirar o boleto pelo site(qualicorp) e disse que o prazo expirou. Liguei para o atendimento para saber qual o problema e a atendente me comunicou que o plano tinha sido cancelado porque tinha atrasado 1 mês. Eu não recordo que esqueci de pagar mas vou procurar o boleto. Fiquei pensando caso eu realmente tenha esquecido, eles podem cancelar um plano sem comunicar? eu realmente me mudei mas como existe a flexibilidade de imprimir o boleto pelo site não me preocupei em ligar e mudar o endereço. Mas o meu celular e meu email estão cadastrados e eles não entraram em contato comigo. Corri o risco de marcar uma consulta e sofrer constragimento. Tem alguma Lei que me acoberte?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:46
Nayane,

A Lei nº 9.656 de 1998, conhecida popularmente como lei dos planos de saúde, é bastante clara ao determinar que o cancelamento ou suspensão do plano só pode ocorrer quando constatado atraso superior a 60 dias não cumulativos no período de um ano. E este cancelament/suspensão deve ser precedido de notificação.

Como você teria (supostamente) apenas um mês de atraso, este cancelamento é ilegal.

Lembrando que estas regras se aplicam para os contratos familiares e individuais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# veronica chiavelli 11-01-2012 15:25
Boa Tarde meu pai trabalhou 20 anos em uma empresa ele ficou com o convenio,so que ele pulou uma fatura do mes de novembro de 2011 mas as posteriores foram pagas,recebi uma carta dizendo que tenho ate o dia 24 para acertar,so que o atendente me disse que foi cancelado o contrato o que devo fazer.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:48
Veronica,

Você deve quitar o que está atrasado, conforme consta da notificação, pois senão seu contrato será legalmente cancelado.

Se, depois de pago dentro deste prazo, o contrato for cancelado, você deve procurar os orgãos de defesa do consumidor para garantir seus direitos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# nilza 16-01-2012 13:35
Bo Tarde

Por gentileza poderia me tirar uma dúvida:

Queor cancelar meu plano que enho a 11 nmeses comletara 12 no mes que vem, não estou em atraso a parcela vence ontem domingo dia 12/01 , eles podem negativar meu nomne.

grata pela atenção,

nilza
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 16:56
Nilza,

Para planos individuais não pode ser cobrado o período de inadimplência se não houve utilização. Mas, para evitar problemas, sugiro requerer o cancelamento formalmente, por escrito, e não somente deixar de pagar.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Antonio 22-01-2012 21:47
Boa Noite! Em 20/09/2011 data de vencimento de meu plano de saúde aqui em Curitiba teve uma greve de correios e em seguida greve bancária e não recebi o boleto de pagamento neste mês,os meses seguentes veio tudo certo e continuei pagando tudo certinho até os dias de hoje mais para minha surpresa precisei fazer um exame e não consegui por constar uma restrição em meu plano,entrei em contato com a unimed e disseram que estava em aberto o mês 09 não recebi nenhum aviso de atraso e nem as outras faturas que veio havia qualquer tipo de observação já paguei 4 meses e só agora que precisei usar é que apareceu esta restrição,como devo proceder entro com uma ação contra danos morais e constrangimento s?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 17:00
Antônio,

Independente do não recebimento da cobrança, é dever do consumidor pagar a mensalidade.

Contudo, não tendo sido a inadimplência notificada antes de o plano ser suspenso, esta suspensão seria ilegal.

Por isso, acredito que deva procurar a operadora diretamente e, se não resolver, buscar os orgãos de proteção ao consumidor.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Mônica Menezes 26-01-2012 10:00
Olá Bruno!

Tenho uma dúvida com relação a ativação do plano. Minha empresa tem um plano de saúde corporativo, mas por problemas financeiros parou o pagamento. Hoje a empresa está com saúde financeira, mas não sabemos se poderemos reativar o plano que tínhamos. Ouvimos falar que pode exixtir uma lei que não permite a reativação de planos empresariais se estes atrasarem por mais de 2 meses. Isso procede?

Obrigada!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-01-2012 17:03
Mônica,

Não existe lei nenhuma que proíba a reativação de planos. O que pode ocorrer, como já foi cancelado, é a empresa exigir cumprimento de nova carência (se a empresa tiver menos de 50 funcionários) ou cobrar uma mensalidade diferente, de acordo com os planos atuais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Adriana 27-01-2012 09:55
Bom dia, Bruno. Tenho plano de saude a quase 4a, so q por problemas financeiros nao tive como quitar as 2 ultimas parcelas. Nesse caso estou a mais de 60 dias inadimplênte.Essa semana recebi uma carta comunicando q em 10 dias meu nome sera encaminhado ao SPC. Mais antes disso nao recebi nenhuma notificaçao da empresa. Queria saber se foi correto a atitude deles? E segundo se tenho como reativar o plano sem perder a carencia. Obrigado pelo espaço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-02-2012 17:41
Adriana,

O procedimento não foi o correto, pois teriam que ter te informado até o 50º dia de atraso.

Por isso, entendo que você tem o direito de manter o plano se, dentro desses 10 dias, quitar os valores em atraso.

Mas sugiro entrar em contato com a operadora primeiro para evitar que pague e depois tenha que buscar judicialmente este seu direito.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Débora 30-01-2012 14:13
Boa Tarde,Bruno.
O meu plano foi feito pela empresa no qual cobriu todo o meu parto, mas no mês seguinte parou de pagar.
E o plano de saúde não quer me pagar o reembolso do anestesista.
Diz que só tenho direito após o acerto da empresa.Como devo poceder?
Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-02-2012 17:42
Débora,

Se os gastos são referentes à utilização no período em que os pagamentos estavam em dia, eles devem realizar o reembolso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# STEFANO 31-01-2012 10:37
Bom dia Bruno, eu tinha uma plano da unimed leste fluminense e migrei para a unimed rio através da qualicorp, sendo tudo feito em agosto de 2011, ou seja, paguei o boleto da unimed leste no dia 20 e migrei no dia 26 para a unimed rio, sendo que houve uma demora na confirmação do novo plano, sendo o mesmo efetivado após o dia 20/09/11, e fiquei com medo de cancelar o antigo e o novo não aprovar e quando fui cancelar na unimed leste informaram-me que teria que pagar a parcela atrasada para poder cancelar e falei que não pagaria dois planos de saúde ao mesmo tempo e até mostrei o pagamento do boleto do novo plano e nada, não consegui cancelar. Em 01/12/2011 recebi uma carta com o seguintes títulos: remessa, carta de cobrança, notificação extrajudicial, assunto rescisão contratual,fala ndo dos 60 dias que eu não paguei e comunicando o cancelamento do meu plano. Eles poderão cobrar-me as mensalidades em atraso sem usar e também não houve a comunicação no 50ºdia referente ao cancelamento.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-02-2012 17:45
Stefano,

Se não houve utilização do plano neste período, eles não podem te cobrar. Mesmo porque houve uma migração.

Quanto à notificação, o plano é obrigado por Lei a te comunicar neste prazo, só podendo realizar o cancelamento no prazo de 10 dias após esta comunicação.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# William 02-02-2012 20:09
Boa Noite Bruno,

Tenho uma empresa de engenharia; e fiz um Plano de Saúde Corporativo de um banco. No mês de dezembro de 2011 o boleto não foi enviado a nossa empresa, em decorrência do contrato ter se iniciado em Novembro de 2011. Surpreendenteme nte no mês de janeiro de 2012, ja tinha feito pagamento da mesalidade; e eles emitiram o boleto retroativo a dezembro 2011, no entanto o serviço já havia sido suspenso, mesmo sem envio de correspondência ou qualquer coisa. Isso me trouxe transpornos enormes. Qual é a legislação sobre o assunto quando se trata de contratos corporativos abs

William
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:09
William,

Os contratos corporativos são regidos, em parte, pelo código civil, como os outros contratos, e em parte pela Lei dos Planos de Saúde.

O ideal, no seu caso, seria negociar os valores em atraso e solicitar a continuidade do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# rafaella oliveira na 08-02-2012 21:23
Boa noite,

me vi em uma situação devastadora...devido ao um problema financeiro deixei de pagar o plano da minha filha os meses de nov, dez(2011) e janeiro de (2012) com vencimento todo dia 24 e no dia 18 de janeiro chegou uma NOTIFICAÇÃO na minha antiga residencia (que foi assinada pela minha mãe) informando que meu nome seria incluso no spc, quando finalmente conseguir diheiro para pagar fui surpreendida pelo cancelamento...Minha filha precisou de atendimento e foi negado na emergencia.PERGUNTA: ele poderia ser cancelado se não foi "eu" a pessoa que assinou a notificação? OUTRA PERGUNTA: Eles enviaram a notificação após os 50º dia citado na LEI?resumindo ...para não deixar minha bebê desanparada fiz outro plano.POR FAVOR ME AJUDE
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:13
Rafaella,

Se o endenreço para o qual foi enviada a notificação é o do seu contrato ou cadastrado e como foi sua mãe que recebeu (no seu antigo endereço), eu entendo que não haveria nenhuma irregulariadade aí.

Sobre o outro ponto, o plano não pode ser cancelado sem esta notificação, mas como ela foi enviada, ainda que depois do 50º dia, ele poderia, em tese, ser cancelado 10 dias após da data de envio da notificação.

Mas como o pagamento foi feito após o cancelamento do plano, você deve entrar em contato com a operadora e solicitar a restituição dos valores pagos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Tatiana 13-02-2012 23:13
Bom dia, gostaria de um informção. A firma do meu marido tem um plano empresa, onde o mesmo é o titular. Tal plano, ASSIM, tem o vencimento todo dia 29, porém neste último mês (janeiro), não foi pago, pois íamos mudar para plano indiviual da UNIMED e a corretora disse para não pagar a ASSIM, pois uma iria cobrir a carência da outra. Porém tentei usar o plano da ASSIM no dia 10/02, não pude, pois disseram que estava suspenso desde do dia 4/02, por falta do pagamento do dia 29/01. Então, pergunto se tal fato procede para plano empresa, ou vigora os 60 dias de inadimplência? Se realmente uma emprea pode comprar a carência da outra? e se eu tiver grávida, se a nova empresa UNIMED irá cobrir o meu parto, ou se ainda haverá carência de 10 meses segundo a corretora, uma vez que tenho o outro plano empresa ASSIM, desde de 2006?
Obrigada,Tatian a.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:17
Tatiana,

Nos planos empresariais não se aplica, em regra, o prazo de 60 dias, sendo que o não pagamento da mensalidade autoriza sua suspensão imediata. Contudo, existem discussões sobre isso.

As empresas podem comprar a carência das outras sim, é uma prática até bastante comum. Se a carência for comprada, você não terá que aguardar o prazo de 10 meses para o parto ou qualquer outra doença preexistente. Mas se não for, as carências terão que ser cumpridas.

É importante, ainda, verificar quais carências estariam sendo compradas, pois esta compra pode ser parcial.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gilson 15-02-2012 16:06
possuo convênio com a Unimed Fesp, com plano coletivo pela Qualicorp a qual efetua a cobrança. Ocorre que, nos meses de janeiro e fevereiro, por lapso não foram efetuados os pagamentos que venceriam no primeiro dia de cada mês. Observada a falha, liguei nesta data (15/02/2011) para solicitar o boleto para liquidação do débito e fui informado que o convênio já havia sido encerrado por inadimplência, sem a possibilidade de reativação, mesmo com minha argumentação de que não havia passado 60 dias, que é o prazo determinado pela legislação pertinente, onde justificaram que tal prazo não é aplicado em contratos com adesão coletiva. Gostaria de saber se procede esta informação e se há algo que ainda possa ser feito para reversão desse cancelamento. Grato
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:18
Gilson,

Sim, a princípio este prazo não se aplica para os contratos coletivos, mas é preciso verificar o caso individual para poder informar com certeza.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Willam M Thomaz 18-02-2012 17:37
Qual a legislação vigente com referência a idosos em asilos particulares, cujos responsáveis contratuais não pagam as mensalidades?
O mesmo que se aplica aos planos de saúde se aplica aos asilos e hospitais?
Muito Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:21
Willam,

Não, a legislação é diferente, sendo estas reguladas pelo Código Civil e pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03).

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Josebe Aguiar 24-02-2012 18:00
Viz um plano de saude, nunca usei paguei apenas a primeira parcela tenho como cancelar se ter que paga mais visto que nunca usei?att josebe
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:22
Josebe,

Sendo plano individual ou familiar sim, pode cancelar.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# mere 28-02-2012 23:32
meu plano foi canselado por falta de pagamento no dia 14/02/2012 mais chegou a fatura com venc dia 29/02/2012 o que faço quero reculperar meu plano
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:23
Mere,

Se os requisitos para o cancelamento (citados neste artigo) foram cumpridos, a reativação dele depende de negociação com o plano de saúde.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Manuela Melo 02-03-2012 13:14
Fizemos um plano empresa com 5 vidas em set/2010 em Jan/2012 recebi um email do plano de saúde rscidindo meu contrato. Respondi o email perguntando por qual motivo e não tive retorno, ligue varias vezes e depois de muito tempo, me atenderam e me informaram que meu plano foi cancelado pq minha despesa foi maior q minha receita no ano de 2011. Por esse motivo foi cancelado, o plano de saude pode fazer isso? O que deve fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:25
Manuela,

É preciso verificar o contrato para poder te responder com certeza, mas, a princípio, a resolução unilateral por parte do plano não é legal.

Sugiro que procure um advogado de sua confiança, de preferência especializado em Direito da Saúde, para que ele eestude o caso e verifique qual o melhor caminho a ser seguido.

Um abraço,
Bruno Lemos

Um abraço,
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Andrea 06-03-2012 11:39
Bom dia! Fizemos um plano empresa da medial em 2008, mas agora em 2012, por problemas financeiros não pagamos os meses de janeiro e fevereiro, após a 1ª mensalidade atrasada, não conseguimos utlizá-lo. Gostaria de saber se somos obrigados a pagar as 02 parcelas, pois não utilizamos o plano e não vamos continuar com este.
Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:30
Andrea,

Os planos empresariais são diferentes dos individuais. Neles, a obrigação de pagamento decorre do período contratualmente estabelecido, descontados os meses em que não houve prestação (suspensão do plano, por exemplo).

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# maura 15-03-2012 11:19
Veja se pode me ajudar: tenho plano de saúde pela APEOESP, tendo como depentente minha filha e agregados meus pais. A cobrança sempre foi feita através de débito automático em minha conta corrente. Porém, em agosto de 2010, com a mudança da administradora (de med company para qualicorp) eles pararam de debitar em minha conta. Liguei, mandei email, mandei carta protocolada e até hoje eles não me cobram!!!!! O plano está ativo normalmente, mas a situação é sui generis: eu quero pagar e eles não querem receber. Para completar, o dinheiro referente às mensalidades, que eu guardava, teve que ser gasto numa emergência familiar. O que devo fazer? Não posso ficar sem o plano, pois meus pais são idosos...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:32
Maura,

O plano não pode ser cancelado, vez que eles é que estão errando ao não realizar o débito, vez que você já autorizou que fosse feito de forma automática.

Contudo, sugiro que notifique o plano de que deseja realizar os pagamentos solicitando que seja informando um meio para tanto. Caso não tenha resposta, os valores devem ser depositados judicialmente, através de uma ação de consignação em pagamento.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# fernanda 22-03-2012 13:58
Boa tarde, gostaria de saber até quantas mensalidades de inadimplemento o plano pode me cobrar? Estão cobrando um mes que não usei pois ja estava devendo dois meses anteriores. Aonde na lei posso olhar isso? Desde ja agradeço a atenção.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-04-2012 19:34
Fernanda,

Uma vez em atraso, é devida a cobrança apenas dos meses que tiveram utilização. Os demais não podem ser cobrados porque não houve prestação dos serviços.

A lei que trata sobre o assunto (para planos individuais/familiares) é a Lei 9.656/98.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Margareth 23-03-2012 10:04
Olá.Bom Dia. Fiz um plano de saúde da Medial há + ou - uns 3 anos, mas não gostava do atendimento do mesmo, por inúmeras vezes fiz reclamação à administradora do mesmo. As clínicas conveniadas são muito ruins, atendimentos péssimos, médicos de mau humor.
Só que no início de dezembro de 2012, recebi uma telegrama me cobrando a mensalidade vencida em 01/12/2012 e que senão meu plano seria cancelado automaticamente . Fiquei irritada, pois havia pago. Resolvi então fazer um plano da Sulamérica. O corretor fez, mas não deu certo, tinha o número da proposta mas não recebia os documentos. O corretor disse não saber o que acontecia para não me aceitarem, resolvi telefonar lá, disseram-me que estava devendo esta mensalidade e que só poderiam me liberar entrar na Sulamérica mediante este pagamento. Se nem usei mais o convênio, eles ligaram ainda pedindo que eu voltasse a pagar o plano que nem me cobrariam juros, lhes disse que não queria mais.
Minhas dúvidas continuam abaixo...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Margareth 23-03-2012 10:05
Continuando minhas dúvidas...

O que devo fazer? Pago ou não esta mensalidade de dezembro? Me deram garantia que me aceitariam na Sulaméria, pois olharam o número da proposta que passei e que constava meu nome. que também comprariam minha carência e que entraria na Sulamérica sem nenhum problema, pois já as cumpri na Medial. Mas será mesmo que não corro o risco de que não me aceitem?

Quantos meses depois que saio de um plano saúde posso entrar em outro? Porque a atendente da Qualicorp me disse que depois de 3 meses aceitariam, mesmo com a mensalidade "atrasada". Será que isso vale também mesmo eu estando "devendo" a mensalidade de dezembro?

Desde já , agradeço a atenção.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:44
MArgareth,

Sugiro que, antes de realizar este pagamento, pegue um documento por escrito informando que irão aceitar (ou comprar) sua carência no plano da Sulamérica para evitar transtornos.

Você pode entrar em outro plano há qualquer momento. O problema é que, se você estiver com alguma dívida em aberto, isso vai impactar em sua análise de crédito.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# roseane 27-03-2012 07:51
Bom dia, Bruno
Deixei de pagar o plano de saude da minha filha e do meu esposo (individual),da tados de: dez/10, vale salientar que a ultima vez que foi usado em nov/10, portanto paguei o mes de novembro. fiz um novo plano de saude mais barato e não cancelei o anterior, só que a empresa me enviou boletos de dez/10,jan e fev/11 me cobrando e não me enviaram notificação de cancelamento. até o prezado momento, vez em quando eles me ligam cobrando os boletos acima, quando em momento algum não foram nem utilizados os dois meses que temos direito na emergencia. pergunto-lhe, como devo proceder para o cancelamento?
Desde já agradeço a sua atenção e fico no aguardo de sua resposta. Roseane Dantas
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:46
Roseane,

Notifique o plano de saúde informando que seu plano já foi cancelado desde dez/10, razão pela qual todas as cobranças em aberto, inclusive a de dezembro, devem ser canceladas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Raquel 28-03-2012 12:51
Boa tarde!
Fui incluida como dependente do plano de saúde do meu marido no dia 05/03. O corretor informou ao meu marido q não seria preciso efetuar o pagamento da minha fatura com vencimento em 07/03; pois o plano seria cancelado automaticamente . Não efetuei o pagamento e no dia 26/03 fiz uma carta para solicitar o cancelamento do plano, porém fui informada que não poderia fazê-lo; pois a fatura de março já havia sido cobrada e como fiz o pedido de cancelamento após o dia 15 tbm teria q pagar o mês de abril. O plano está me cobrando março e abril q nem chegou ainda, sendo que o mesmo não foi utilizado no mês de março e não o será em abril. Isso está correto?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:47
Raquel,

SE não houve utilização dos serviços, esta cobrança é indevida, lembrando que as cobranças são sempre referentes ao mês anterior, ou seja, a fatura que você paga em março refere-se ao mês de fevereio.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rachel Peixoto 04-04-2012 12:36
Bom dia Bruno!

tenho uma dúvida.
tenho um plano de saude da Sulamerica individual, pela Qualicorp, há cerca de 3 meses e quero cancelar.

Se eu escrever uma carta dizendo que preciso cancelar e simplesmente deixar de pagar, eu já estarei automaticamente cancelada? A regra de 60 dias inadimplente para cancelamento funciona para quem tem plano há pouco tempo também?
como devo proceder para cancelamento?

Grata!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:49
Rachel,

O cancelamento deverá ser considerado desde a data em que você o solicitar, não sendo necessário aguardar os 60 dias, que são apenas para o caso de inadimplência.

Portanto, basta que você notifique (por escrito) solicitando o cancelamento.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Francisco teixeira 09-04-2012 15:21
Boa tarde, tenho um plano de saude á 15 anos, só que sempre me cobrarão taxas referentes a imposto sobre serviços e despesa bancária que fica em 21,09; isto está certo, onde devo buscar meus direitos. um abraço e fique com Deus
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:51
Francisco,

As despesas bancárias não podem ser cobradas, isso já é ponto pacífico em nossos tribunais.

Os impostos à princípio também não poderia ser repassados a você, mas seria necessário verificar efetivamente o que se trata para afirmar com certeza.

Sugiro que vá ao Juizado Especial de sua cidade para solucionar este problema se não o conseguir diretamente com o plano de saúde.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# maria cristina 10-04-2012 18:28
Boa Tarde!
Gostaria de uma informação ,me plano de saúde termina este mes.
Eles falaram que so tenho direito de utilizar até maio dia 5, eh verdade, paguei por este plano 4 anos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# maria cristina 10-04-2012 18:29
Boa Tarde!
Gostaria de saber, meu plano será pago até este mes. ele me falaram que só tenho diretio até maio dia 05, eh vedd.
pois paguei por este planos por 4 anos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:52
Maria Cristina,

Não consegui compreender sua dúvida, desculpe.

Mas se o que pretendem é rescindir o contrato sem sua autorização, isso não pode ser feito.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Graziele SA 11-04-2012 11:26
Bom dia!

Minha 'duvida esta relacionada a orientação da corretora que em uma das transições de um plano para outro fui orientada por ela a deixar de pagar 2 meses das parcelas restantes, pois assim seria automaticamente cancelado o meu contrato, só que isso já faz mais de dois anos e agora no mês de abril recebi uma ligação cobrando os dois meses e dizendo que estou constando no sistema como inadimplente. Gostaria de saber qual minha responsabilidad e nisso já que foi uma orientação da própria corretora que trabalha para eles.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 12-04-2012 18:54
Graziele,

Se não houve utilização do plano naqueles dois meses, esta cobrança é ilegal.

Sugiro que notifique o plano para que realize o cancelamento destas mensalidades e, caso não consiga, procure o Juizado Especial de sua cidade.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Andréa Araújo 13-04-2012 11:37
Bom dia!

Fiz a migração de uma cooperativa para outra mais em conta, mas sempre pela Unimed. Paguei em dia as mensalidades, mas em janeiro passei vergonha no consultorio e na hora de realizar exame pois não tinha sido autorizado. Eu tenho o aditivo dizendo qua a carência foi aproveitada. Recebi um comunicado dizendo que essa nova cooperativa não renovou contrato com a unimed serra dos orgão e passaria a ser organizada pela de brasília. Fiquei com medo e não paguei fevereiro no dia. Etrei em contato e me disseram pra pagar, fiz com atraso. E agora a carteira não chega e não posso me consultar. Preciso fazer cirurgias urgentes, o que eu posso fazer? obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:12
Adréa,

Como os pagamentos estão em dia e você possui o aditivo constando o aproveitamento das carências, o plano não pode lhe negar atendimento.

Desta forma, acredito que você deva procurar o Judiciário, seja através de um advogado de sua confiança (o que recomendo) ou pelo Juizao Especial para garantir que seu contrato seja cumprido.

Em casos como o seu, existem várias decisões que entendem ser cabível até mesmo danos morais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# elizangela souza 14-04-2012 08:55
bom dia!fiz um plano de saude em novembro de 2010.paguei até mês 07/2011.nunca se quer usei nada neste plano.agora descobri que estou grávida de 2 meses.não tem como me encaixarem no mesmo plano?afinal nunca usei nada!!!por favor estou desesperada!!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:13
Elizangela,

Se você parou de pagar e, por consequência, não é mais cliente, infelizmente não tem como utilizar o plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ana 16-04-2012 00:34
Tenho um plano pela Unimed Paulistana que é uma extensão pela empresa que eu trabalhava, ou seja, eu sai e pude continuar no plano, pagando diretamente na unimed. Pensei que tinha pago a parcela de 11/02 e percebi agora que não paguei, paguei a de 11/03 e agora esqueci novamente a de 11/04. Na verdade, eu mudei de residência e não alterei o endereço novo, as cartas devem estar indo para o endereço antigo. Neste caso eu não recebi a carta de cobrança antes do 50o. dia, pelo plano ser uma extensão, eu o considero individual ou corporativo? Na carteirinha está somente meu nome,não está vinculado a empresa alguma. O Sr. sabe sobre este tipo de contrato, se eu tenho alguma chance de pagar os atrasados e reativar o meu plano com a Unimed?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:26
Ana,

Pelo seu relato, o plano seria individual sim.

É importante manter seu endereço atualizado, pois qualquer notificação enviada para este endereço é considerada como válida.

Assim, acho que o melhor caminho seria entrar em contato com a operadora e realizar o pagamento dos atrasados.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Vitoriano 18-04-2012 20:13
Boa noite,

Tenho um plano de saúde individual que está atrasado o mês de março e abril(13 março e 13 de abril)liguei para a operadora para cancelar e me informaram que eu só poderia cancelar fazendo o pagamento dessas 2 parcelas em atraso, sendo que não utilizo o plano desde dezembro 2011, eles podem me incluir no spc ou serasa, se me incluirem qual o procedimento que devo tomar?

Att,

Vitoriano
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:44
Vitoriano,

Como não teve utilização no período de atraso, o plano não podem insistir nesta cobrança. Da mesma forma, não pode incluir seu nome no SPC/SERASA por esta dívida.

Te aconselho a notificar o plano informando sobre o cancelamento (desde a data de não pagamento da 1ª fatura em atraso) e informar que não concorda com estes débitos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jose miguel da paixa 19-04-2012 17:40
e em casos de planos novos a cooperativa pode se recusar a fazer o plano se o titular e o unico do plano estiver no scpc e serasa?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:46
José Miguel,

A consulta cadastral é o direito de qualquer empresa, cabendo a ela verificar os requisitos que julga como suficientes para sua segurança.

O que não pode ocorrer é discriminação, ou seja, aplicar critérios diferentes para pessoas na mesma situação.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# denise Torres 20-04-2012 14:40
Boa tarde, indiquei uma amiga com 61 anos um plano de saúde porém o corretor não prestou atenção no fator idade. Ela cancelou o plano anterior (UNIMED empresa)e não conseguiu entrar para o outro plano. Tudo isto em um mês e alguns dias. Pergunto: Existe algum meio dela entrar em outro plano sem carência já que foram 30 anos pagando corretamente o plano em questão? A UNIMED nã pode rever esta situação e aceita-la novamente no plano sem carência já que o erro foi do corretor e não dela?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:48
Denise,

Esta situação é um tanto específica, de forma que precisaria conhecer melhor o caso para te respoder melhor.

De qualquer forma, o outro plano não pode negar recebê-la pela idade, isso é proibido por lei.

Quanto ao erro do corretor, se ficar provado que ele ocorreu, a situação pode ser revertida sim.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marina Siqueira 20-04-2012 23:06
Dr. Lemos, me ajude, minha mãe tem um plano de saude UNIMED FESP (por adesão - fecormercio), minha duvida é a seguinte: a regra vale tambem para o prazo de 60 dias para cancelar, porque cancelacam o plano com 30 dias de atraso e nao me ligaram para comunicar o cancelamento. e emitiram um novo boleto de março pra pagar, eu paguei e depois falaram que não podiam reativar, paguei agora no dia 11/04/2012. estou desesperada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:50
Marina,

A regra dos 60 dais, à princípio, não se aplica a planos coletivos, mas se eles receberam a mensalidade posteriormente, presume-se que o plano ainda está ativo.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Fabio Rossi 26-04-2012 16:15
Boa tarde Dr. Lemos,

em 2009 contratei um plano de saúde da Uniodonto e o utilizei algumas vezes. Não fiquei inadimplente em nenhum momento. Em abril de 2010 solicitei o cancelamento da minha assinatura. Nunca mais utilizei os serviços, recebi boletos ou carteirinhas do plano. Para minha surpresa descobri q meu nome foi enviado ao SPC por uma mensalidade de R$ 132,00. Entrei em contato com o plano e descobri que o cancelamento não foi efetivado no sistema e que tenho uma divida de R$2.600,00 ref a 23 parcelas em aberto. Essa cobrança é legal? Qual o melhor procedimento advogado ou procom? Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# gustavo 27-04-2012 22:22
Boa Noite!

Paguei o plano mês 03/2012 e não paguei 02/2012 e 04/2012 e com isso meu plano foi cancelado poder e correto ter cancelado se
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:52
Gustavo,

Se você recebeu a notificação até o 50º dia de atraso e, ainda assim, não efetuou o pagamento, o cancelamento é correto, pois a lei fala em 60 dias consecutivos ou não.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# keidiane 01-05-2012 09:06
estou muito revoltada com o plano se saude do meu filho. pois no dia 28.04.2012, precisei do plano com urgência porque o meu filho estava com muitas dores ao urinar e consequentement e observei que a urina estava com sangue, fiquei desesperada. como o plano estava com 13 dias de atrasos do mês vigente e o caso dele era sério eu não tinha muito tempo a perder com ele de ir até o hospital do convênio e eles me mandarem de volta por causa do atraso da mensalidade,ent ão liguei e disse tudo que estava acontecendo, pois me disseram que sentiam muito mais não podiam me atender por causa dos 13 dias de atrasos. fiquei muito desesperada e corri para uma unidade básica de saúde.fiquei em uma situação muito ruim pois o meu filho teve uma infecção urinaria grave e na unidade básica não fazia os exames mais complexos.
me auxiliem pois eu não quero deixar assim essa negligência deles com o meu filho que tem apenas 5 anos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# keidiane 01-05-2012 09:11
queo saber que providências devo tomar com esse plano de saude negou atendimento ao meu filho.
o plano e o hap vida de São Luís-MA.
Agradecida! Keidiane
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:54
Keidiane,

Esta negativa de cobertura é ilegal, pois não respeitou o que diz a Lei dos Planos de Saúde, expondo você e seu filho a danos.

Acredito que você deva procurar um advogado de sua confiança para que ele, estudando a situação com calma, possa verificar o melhor caminho a ser seguido.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Janaina 01-05-2012 14:05
boa tarde!tenho um plano de saúde há 5 anos,recebi uma proposta da mesma "empresa" só que pela firma do meu esposo mais barato,entao cancelamos e fomos para este plano,mas o antigo plano baixou o preço mais ainda e ao retornar para ele estao cobrando carencia de consulta..pode?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:56
Janaina,

Tudo depende de como essas alterações foram conduzidas no que se refere às carências.

Como não existe portabildiade de carências entre planos empresariais e indiciduais, teria que ter sido previsto em contrato que as carências anteriores seriam aproveitadas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Janildes 02-05-2012 20:14
Boa noite...eu estava com tres boletos do plano de saude atrasados e quando fui acertar fui avisada q tinha perdido o plano...foi cancelado...dai eu falei q nao havia recebido nenhuma notificação e eles me deram a copia de duas AR assinadas pelos porteiros do meu predio...eu falei q se eu tivesse recebido claro q eu teria dado um jeito de pagar antes mesmo com dificuldade...eu tenho duas filhas pequenas que precisam do plano e minha irma q é minha dependente está gestante de 7 meses...eu pedi pra fazer outro plano então e aproveitar as carencias...mas eles negaram mesmo...o que eu posso fazer nesse caso? por favor precisamos de orientação urgente...obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:58
Janildes,

Existem entendimentos de que esta notificação tem que ser pessoal, ou seja, recebida diretamente pelo titular do plano.

Assim, acredito que você deva buscar orietanção junto a uma dvogado de sua confiança ou ao Juizado Especial de sua cidade para tomar as medidas necessárias.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# fatima azevedo 05-05-2012 23:42
meu plano foi cancelado,foi enviado uma correspondencia sendo que o condominio nao me entregou,tive que fazer um atendimento de urgencia no qual eu ainda nao sabia do cancelamento e o plano nao liberou atendimento, tive que pagar particular,desd e entao tento pagar o mês de março que estava vencido com 30 dias e o mes d e abril que venceu á 05 dias e eles so mandam aguardar por email.ainda disseram que o plano foi cancelado devido seis meses que paguei com alguns atrasos. o que posso fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Maria Adriana 07-05-2012 12:24
Bom dia Doutor.

Tire-me uma dúvida por gentileza, paguei a ultima parcela do meu plano de saude em 10/07/2011 e depois não tive como continuar pagamento por sérios problemas financeiros, e recentemente recebi em minha residência uma cobrança do Sera informando que meu nome seria negativado caso eu não pague a parcela do plano de saude que venceu em 10/08/2011...essa cobrança é legal ?. Muito obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 07-05-2012 18:59
Maria Adriana,

Se seu plano de saúde é empresarial ou coletivo, a cobrança é legal. Do contrário, e não tendo havido utilização no período, a cobrança me parece ilegal.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gledison 09-05-2012 15:51
Tenho um contrato empresarial, neste contrato tem algumas clausulas exigindo carencias de 60 dias para o cancelamento do convenio, ou uma multa de 50% do valor da prestação, antes de 12 meses, isso esta correto?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-05-2012 17:17
Gledison,

Contratos empresariais têm regras um pouco diferentes dos contratos individuais, por isso é preciso analisar se existe alguma justificativa para estas cláusulas (como algum desconto ou algo do tipo).

Outro ponto importante é verificar se estas cláusulas dizem respeito aos clientes ou à empresa (sua empregadora).

De qualquer forma, me parecem abusivas estas cláusulas se não for apresentada nenhuma contrapartida ao consumidor.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Jaqueline 10-05-2012 10:05
Bom dia, Dr. Bruno!

A minha dúvida é em relação a minha mãe que era minha dependente no plano de saúde do meu Trabalho/Empresa. Devido a alteração de renda, ela não pode mais participar do referido plano (desligada em 07/05/2012). Então pergunto: 1)Existe uma tolerância de 30 dias de utilização do plano antigo? 2)Quando da mudança de plano (empresa para particular)o novo plano pode deixar de cobrar a carência de 24 meses para doenças pré-existente (já que vem de outro plano e o interstício será mínimo,pois pretendemos aderir a outro plano até amanhã - 11/05/2012).

Desde já agradecida,
Jaqueline.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-05-2012 17:01
Jaqueline,

Não existe carência para estas situações, de forma que o cancelamento do plano implica na impossibilidade imediata de utilizá-lo.

Sobre as doenças preexistentes, o plano posterior não é obrigado a comprar a carência, mas pode ser feito. Mas é importante verificar quais as carências estão sendo compradas para evitar desentendimento s.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# cesar 10-05-2012 19:49
Boa noite...Tenho um plano odontologico pela empresa que trabalho,presis ei fazer uma cirurgia e os dentistas não querem fazer,pois dizem que essa cirurgia de estraçaõ do dente do ciso o convenio so querem pagar por estração normal,pedi o cancelamento na empresa onde trabalho e eles alegaram que so posso cancelar quando fazer 6 meses sem uso isso procede.
grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-05-2012 17:09
Cesar,
Isso não procede. O cancelamento deve ser feito imediatamente quando solicitado.

Outro ponto é que, apesar de não conhecer seu contrato, me parece abusiva essa restrição contra cirurgias de extração de ciso.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# paula 11-05-2012 09:52
me tire uma duvida
gostaria de saber se apos o contrato ser cancelado houve um pagamento e eles nao querem devolver o dinheiro pago ja q o contrato foi cancelado eles tem q devolver ou nao?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-05-2012 17:04
Paula,

Se o pagamento foi referente a um período posterior ao cancelamento, ele tem que ser devolvido sim.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Adriana souza 15-05-2012 11:17
Bom Dia!

Se eu preciso fazer uma cirurgia e o plano de saúde da empresa não libera a senha para realizar tal procedimento, devido estar com faturas em aberto (1 fatura com 25 dias de atraso), é correto este procedimento? Quantas faturas em aberto a prestadora de serviços pode bloqueia o uso
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gustavo Marques 17-05-2012 14:49
Citando Bruno Lemos:
Boa tarde Manuela,

Se não houve utilização neste período, os valores não podem ser cobrados e a falta de pagamento deve ter, como única consequência, o cancelamento do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos


Com relação a esta resposta gostaria imensamente que o Dr. citasse em qual lei está baseada, para que possa ingressar diretamente com ação judicial no JEC, já que o procon da minha cidade disse que nada pode ser feito e o JEC disse precisar do contrato, que no meu caso afirma que as mensalidades vencidas são dívidas líquida certa e exígivel caracterizando título extra judicial. Gustavo (Campinas/SP)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-05-2012 12:37
Gustavo,

Esse entendimento é baseado na Lei dos Planos de Saúde, que diz que o não pagamento de mensalidades por mais de 60 dias gera o cancelamento do plano.

Portanto, se a consequência da inadimplência é o cancelamento retroativo à data do atraso, estas mensalidades não podem ser cobradas, já que não houve prestação de serviço.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gustavo Marques 17-05-2012 14:54
Citando Bruno Lemos:
Isaac,

Sendo um plano individual não podem te cobrar este período.

Um abraço,
Bruno Lemos


Ola Bruno,

esta resposta não depende do contrato? Em qual lei está baseada? Grato
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marcos 22-05-2012 16:48
No dia 30 /4 eu autor tive meu atendimento negado sob a alegação de que seu contrato com a operadora do plano de saúde havia sido cancelado na data de 5/ 4, conforme declaração do consultório em anexo.

Frisa-se que no mês de abril, em contato telefônico com a Unimed ,eu renegociei as parcelas em atraso e meu plano foi restabelecido, visto que diversos exames foram realizados entre o dia 5 / 4 até 30/4 data em que foi informado por terceiros( um medico) de que o plano havia sido novamente cancelado.

No mesmo dia (30-4), contatei a operadora e esta novamente reativou o plano mantendo o compromisso de prestar os serviços oferecidos, os quais foram suspensos inesperadamente no dia 10/5 quando tive mais uma vez o dissabor de ter meu contrato cancelado sem prévia notificação.

Posso entrar em juizo e solicitar a reativacao do plano?. houve renovacao tacita?.
obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:29
Marcos,

Acredito que você possa sim, pois a negociação da dívida (e seu pagamento) retira a inadimplência, razão pela qual o cancelamento do seu contrato é indevido.

Aliás, existem decisões judiciais (com as quais concordam) que estes cancelamentos indevidos geram danos morais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ettore 23-05-2012 19:38
Resolvi mudar de plano de saúde, solicitei a portabilidade, transferi e logo a seguir solicitei o cancelamento do plano anterior. Há uma semana recebi carteirinha do plano antigo e então me dei conta de que continuaram cobrando a mensalidade ao longo deste tempo.
Como a prestadora (Unimed) é a mesma e única na cidade, o fato de eu ter migrado para outra seguradora (por questões profissionais) e, portanto, da prestadora ter o conhecimento disso, ou por estar emitindo duas carteiras para um mesmo usuário, tenho como cobrar judicialmente o reembolso das cobranças indevidas?
Obs.: No momento em que solicitei o desligamento, entreguei a carteirinha do plano antigo e assinei a requisição mas não recebi protocolo.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:22
Ettore,

Sim, a cobrança indevida que você sofreu te dá o direito de pedir a devolução em dobro de tudo que foi pago indevidamente.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Micheli 26-05-2012 12:15
Olá,
Meu plano medico está com a fatura do dia 28-04 em atraso e poderei pagar a mesma somente no dia 31-05,também a fatura do mes 05 estará em atraso,pagando o do mes 04 no dia 31-05 o plano pode cancelar o meu contrato?.grata!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:23
Micheli,

Sendo plano individual ou familiar, o plano poderá suspender/cancelar o serviço com 60 dias de atraso, mesmo que não cumulativos, considerado o período de 12 meses.

Mas para isso é preciso que seja enviada uma notificação quanto a este atraso até o 50º dia.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Carolina 28-05-2012 12:05
Bom dia!
Eu parei de pagar meu convênio pois tentei cancelar atrasves do telefone e me disseram que eu teria que pagar mais uma mensalidade pra poder cancelar e enviar uma carta escrita a mao.
Eles podem colocar meu nome no serasa?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:24
Carolina,

Se não houve utilização, entendo que não podem enviar seu nome ao Serasa.

Contudo, te aconselho a deixar tudo isso bem documentado, inclusive o pedido de cancelamento.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Sidnéia Pereira 28-05-2012 19:31
Boa noite Bruno,

Pago para meu irmão o convenio medico individual á 2 anos e 4 meses, e a fatura do mes de março/2012 não chegou em casa, mas as do mes de abril e maio/2012 recebi e paguei em dia ( como todas as outras ), meu irmão foi usar o plano e o atendimento foi negado pois disseram que o plano esta cancelado desde 07.03.2012... mas como que o plano esta cancelado se recebi as faturas e continuei pagando? Não fui notificada do cancelamento do plano e só descobri agora quando meu irmão precisou do atendimento e para nossa surpresa foi negado. Me ajude ois estou muito nervosa. Desde já muito obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:18
Sidnéia,

O plano errou ao não enviar a notificação da forma que a lei exige, por isso não poderia ter havido o cancelamento.

Da mesma forma, como houve cobrança de mensalidade após o transcurso dos 60 dias de atraso e você fez o pagamento desta fatura, entendo que o cancelamento não poderia subsistir.

Se não conseguir resolver isso administrativam ente, acredito que você deva buscar o Juizado Especial de sua cidade para solucionar esta questão.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# vilma rodrigues 29-05-2012 13:32
Boa Tarde Dr. meu caso é o seguinte:
Hoje dia 29.05.2012 teria uma consulta marcada com ortopedista as 12hs, estava em atraso com o boleto em 9 dias ou seja, vencido desde dia 20.05.2012, na consulta ,disseram que nao poderia me dar atendimento devido o atraso de 9 dias, somente se eu apresentasse o boleto pago,disseram que era por motivo de atraso anteriores ( mes paguei em atraso os anteriores, mes 3 e 4 foram pagos juntos dia 08.05.2012, minha grande duvida:
passei contrangimento diante da recepção
me negaram atendimento, por 9dias de atraso,alegando que teria um historico de atrasos , fiquei muito contrangida diante do acontecido, pois paguei juros dos atrasados e fiz um acordo (pagando 2 em atraso: ficaria isenta de juros)foi o que eu fiz paguei as duas parcelas em atraso sem juros,isso me prejudicou...

por favor me auxilia,o que devo fazer>>>
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:28
Vilma,

Esta negativa somente seria devida se a soma dos dias em atraso dentro de um período de 12 meses fosse superior a 60 dias e você tivesse sido notificada disso.

Do contrário, entendo que esta negativa é ilegal.

Se sentindo prejudica, você pode buscar um advogado de sua confiança ou o Juizado Especial de sua cidade.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marcos cunha 30-05-2012 14:35
estava com 3 prestacoes atrasadas, fiz um acordo por telefone, paguei 2 e meu plano foi reativado, dez dias depois o plano cancelou o serviço definitivamente alegando aa falta de pagamento de uma parcela, s[o que no dia do alegado cancelamento, meu filho utilzou o servico normalmente. em resumo , eles reativaram o plano 2 X, nào [e caso de renovacao tacita?.me forçaram aentrar em outro plano com carencia e mais onerosoi
posso pedir na justiça areativacao do antigo plano?. eles podem rarivar o planao a bel prazer? as duas que paguei estvam a mais de 60dias vencidas e mesmo assim reativaram o plano,o que devo fazer?.
eroso.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:13
Marcos,

Como foi feito um acordo para pagamento e renovação, eles não poderia cancelar seu contrato em razão destas dívidas.

Sugiro que procure o Juizado Especial de sua cidade.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Edinelson 31-05-2012 00:17
Boa noite.
tive meu plano cancelado na segunda quinzena do mes de Maio, ao procurar o setor de retenção da empresa, fui informado que o motivo era o não pagamento do mês de Novembro de 2011. Só que os meses de12/2011, 01/2012 e 02/2012, estão pagos. Argumentei que não tinha sido notificado, o funcionario infomou que a notificação foi feita atraves de uma relação publicada em jornal, temos um outto jornal na minha cidade que também e de grande circulação. Gostatia de saber se aedidas adotadas são legais.
Atenciosamente.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:11
Edinelson,

Não é legal, pois a lei determina que a notificação seja pessoal, não podendo a publicação em jornal substituí-la.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Edileuza 01-06-2012 19:21
Mudei de cidade e acabei não pagando o plano de saúde por 2 meses (não tenho interesse de usá-lo mais)e agora me ligam dizendo que tenho que pagar por estes dois meses, sendo que não usei. O que tenho que fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:30
Edileuza,

Envie para o plano uma carta informando que você não tem mais interesse em sua manutenção e que, como não houve utilização, as cobranças desses 2 meses é indevida.

É importante que esta carta seja enviada de forma que você possa provar que foi recebida (por AR ou entrega pessoal na sede da empresa, por exemplo).

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Celma 04-06-2012 17:03
tenho uma pequena empresa, deixei de pagar o plano de saúde desde de agosto do ano passado em dezembro enviei uma carta de cancelamento,qu ando foi agora no mês de maio uma empresa de cobrança contratada pelo plano me enviou uma carta cobrando de agosto até dezembro, já liguei para o plano e o mesmo me informa que tenho de entrar em contato é com a empresa de cobrança para regularizar a situação.Pode esta empresa ou plano colocar o cnpj no serasa/spc ou em algum órgão de proteção? O que devo fazer.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:32
Celma,

Me parece que esta cobrança é devida, pois o contrato era empresarial e estava ativo.

Desta forma, eles podem colocar o CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito bem como tomar outras medidas de cobrança.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Suelen 05-06-2012 16:54
sem delongas, estou sem pagar o meu plano de saúde familiar desde 01/12, recebi 2 vezes carta de AVISO DE COBRANÇA, o plano foi suspenso p atendimento médico quando completou 3 meses de inadimplência, continuaram vindo os boletos, hj liguei e descobri que o mesmo foi cancelado no dia 1/07(já imaginava pelo tempo, apesar de não ter sido avisada sobre o cancelamento). Me deram a oportunidade de reativá-lo, o que tenho interesse sim. Disse que concordo com o pagamento dos 3 primeiros meses pois apesar de não ter usado o cartão, o mesmo estava a minha disposição para atendimento, porém, não concordo com o pagamento dos outros 3 meses pois o cartão estava bloqueado. Perguntas: eles tem direito de cobrar esses outros 3 meses aonde o cartão estava bloqueado para uso, como condição para reativação do meu plano? Sei q já conto muito com a boa vontade deles, porém, não acho certo. Quais os direitos deles e meus agora??? Desde já, obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:10
Suelen,

A questão é que eles não tem direito de cobrar estes três meses mas têm o direito de cancelar o contrato.

Desta forma, o que vocês fizerem será a título de acordo, permitindo qualquer negociação.

Sugiro que reforce com eles sua indisponibilida de de pagar estes 3 últimos meses, mas tenha em mente também o seu interesse de reativar o plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Luciana 06-06-2012 23:43
Boa Noite!
Gostaria de uma orientação. Hoje eu fui na Unimed Belém, tenho um plano de saúde individual desde 2005 q vence todo dia 10.Em março fiz um viagem e esqueci do pagamento10/03, nos meses seguintes paguei normal o mês de Abril 10/04 Maio 10/05. Hoje chegaram apenas dois boletos menos o meu, então eu fui na Unimed pedi o boleto e soube q meu plano havia sido cancelado. Eu fiquei assustada pois no sistema confirma um recebimento de uma notificação a qual eu não assinei, possivelmente o porteiro do meu prédio tenha feito, mas não chegou em minhas mãos, por isso fiquei espantada.Sem a opção de retivação com o pagamento da parcela em atraso, deram a opção de fazer um novo plano e sem com algumas carências. Isso está certo? Como devo proceder? fiz exames pré-operatório, pq vou ter q fazer uma cirurgia(grave) semana q vem...
Obrigada desde já!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:35
Luciana,

Peça para verificar quem recebeu esta notificação, pois ela deve ser pessoal.

Se realmente foi recebida, a conduta do plano está correta. Do contrário, não.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Roseli Alves 08-06-2012 14:36
Oi Dr. Bruno quero realmente lhe perguntar se o convenio Unimed Paulistana tem o direito de por meu nome no spc por eu não ter pago 2 mensalidades e não ter usado o plano durante esse periodo,na verdade eu fiz outro plano por não estar satisfeita e o corretor me disse que era só parar de pagar que seria excluido automaticamente mas me surpreendo com uma ligação ontem da Unimed dizendo que meu nome iria para o spc eles podem fazer isso????obrigada pela atenção!!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:07
Roseli,

Entendo que eles não podem cobrar estes dois meses já que você não usou o plano. Ou seja, como não houve prestação de serviços, não existe justificativa para a cobrança, o que também torna a inclusão do seu nome no SPC ilegal.

De qualquer forma, é sempre recomendável cancelar o plano por escrito para evitar maiores problemas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Norma Mota 08-06-2012 22:14
Boa noite,
Se possível,gostar ia de uma orientação. Contratei um plano odontológico e por insatisfação decidi cancelar o plano. Para cancelar o plano, a operadora está me cobrando uma multa por ter usado o plano por dois meses e o contrato é de 12 meses. Eu fiz a perícia inicial e 03 tratamentos que foram mal feitos e tive que refazer com um dentista particular.Está correta a cobrança da multa?

Antecipadamente agradeço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Norma Mota 10-06-2012 23:07
Boa noite, Dr. Gostaria de um orientação
Contratei um plano odontologico mas só utilizei 02 meses e paguei 03 meses.Insatisfeita com a prestação do serviço, tive que refazer o serviço em uma clinica particular. Pedi o cancelamento do plano, mas a operadora está me cobrando uma multa por ter usado o plano e ter rescindindo o contrato de 12 meses. È devida essa cobrança
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:37
Norma,

Seria preciso analisar o contrato para poder te responder com certeza, mas a princípio esta cobrança me parece ilegal. Mesmo porque o cancelamento tem justificativa em uma falha na prestação dos serviços.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ruth Ribeiro 11-06-2012 20:15
Boa noite, preciso de uma informação,sou conveniada ao planserv e descobri que durante dez anos eles cobravam duplamente por um dos meus beneficiários,n otifiquei, eles suspenderam a duplicidade e já tem quase 180 dias e eles não me restituem o cobrado anteriormente, quero cancelar o plano, mas tenho medo de perder direito a restituição, o que faço?Preciso de ajuda,obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:04
Ruth,

A restituição não tem qualquer ligação com a manutenção ou não do plano.

Houve uma cobrança indevida que deve ser restituída independente de qualquer outro fato, podendo até, de acordo com o CDC, ser pedida esta restituição em dobro.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marcelo Mendes 12-06-2012 19:01
Boa noite, Dr. Gostaria de uma orientação.
A empresa qual trabalho e sou benificiado pelo plano de saude deixou de pagar o mesmo e o plano foi cancelado, no dia 30/05/12, portanto eu tenho o direito de cobrar da operadora que faça um novo plano individual para mim sem perder a minha carência ? pois eu tinha uma cirurgia marcada.
Tenho este direito ?
Grato.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:59
Marcelo,

Para te responder precisaria analisar os documentos relativos ao seu caso, pois existem vários fatores que influenciam na resposta, como contribuições dos empregados, tempo e tipo de plano, período de inadimplência, etc.

Assim, sugiro que procure um advogado de sua confiança para que ele possa te orientar corretamente.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Luis Artur Magno 14-06-2012 09:42
Bom dia,
minha esposa está na 37ª semana de gestação e qdo fomos quitar o débito para ñ haver problemas no final da gestação, ficamos sabendo q o plano de saúde tinha sido cancelado e fomos procurar a notificação em casa e encontramos, sendo q a notificação não foi assinado por ela, daí fui reclamar na operadora(unime d) e obtive a explicação q qualquer pessoa da casa pode assinar a notificação e que eles estavam respaldados pelo jurídico deles e pela ANS. Isso procede?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 11:01
Luis,

Esta discussão sobre quem pode receber a notificação ainda não se encontra totalmente pacificada em nossos tribunais, mas a tendência é de que seja considerada válida a notificação efetivamente entregue no endereço indicado no contrato.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# LETICIA OBALSKI 28-07-2012 13:16
Luis você conseguiu reativar o plano? Aconteceu comigo e com meus filhos e estou indignada pois tb nao recebi a notificação. outra pessoa assinou. espero q tenha dado tudo certo p vc e sua esposa
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# carlos cotias 15-06-2012 21:35
boa noite, Dr. Preciso da sua orientação : Insatisfeito com os profissionais do meu plano odontologico, resolvi cancelar. A operadora está me cobrando o valor dos serviços que usei em um único mês + as 11 parcelas restantes a vencer do contrato. Dessa forma estou sendo obrigado a continuar com o plano até o final do contrato, e como não vou usar acaberei pagando por uma perícia inicial e uma limpeza o valor de R$ 444,00(12 mensalidades). SE EU SUSPENDER O PAGAMENTO O MEU NOME VAI PARA O SPC?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-06-2012 10:39
Carlos,

Precisar analisar o contrato para compreender melhor a situação e te responder de forma mas precisa, mas, a princípio, esta cobrança não me parece legal. Até porque o que te motivou ao cancelamento foi a baixa qualidade dos serviços.

Portanto, acredito que você deva questionar esta cobrança formalmente.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rose 20-06-2012 11:43
Ola, estou com um problema com a unimed londrina.
Tenho um contrato desde 2000.
e tinha um outro , que só tinha minha irmã como usuaria, e este foi cancelado em 2003. desde então continuei normal com o outro contrato, ate inclui esta mesma irmã nele, mas por motivos de finanças ela pediu pra excluila em fevereiro deste ano de 2012.
Porém ao tentar fazer um novo contrato para ela neste mes de junho/12, me cobraram uma divida de 09 anos atras, sendo que nunca recebi nenhuma cobrança, referente a este contrato, esta cobrança disseram que se refere a alguns procedimentos realizados na época, pois o contrato era participativo.
E eles alegam que só podem fazer um novo contrato desde que acertemos esta pendencia, mas acho um absurdo, pois não me lembro se foi pago a nove anos atras. e porque nunca fui cobrada??Gostaria de saber se eles tem o direito de fazer esta cobrança e se eu tenho o devre de paga-la. Grata. e aguardo uma resposta.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-06-2012 17:26
Rose,

Dívidas de 9 anos não podem ser cobradas, pois já estão prescritas.

Acredito que o plano, ao negar o contrato por causa desta suposta dívida, está agindo de forma ilegal.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# suzana 21-06-2012 23:19
Olá
tinha um plano empresarial Amil 15 em fevereiro foi trocado pelo medial()tb da rede amil), foi enviada um carta solicitando o cancelemento no dia 17 de fevereiro. Eles solicitaram que tivesse o carimbo da empresa. Assim foi feito no dia 23. O vencimento do Amil 15 era dia 20.O novo pagamento do Medial foi feito no dia 29/02. Agora recebo a cobrança da Amil que fiquei em débito no mes de feveriero e que a carta deveria ser enviada com 30 dias de antecedencia. Essa informação procede?. O que devo fazer????
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-06-2012 17:20
Suzana,

Entendo que a cobrança é indevida, pois o cancelamento do plano deve ter consequências imediatas.

Sugiro que entre em contato com seu plano e conteste esta cobrança. Se não conseguir resolver assim, procure o Juizado Especial de sua cidade.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# giselly 23-06-2012 08:24
Bom dia,

Tenho um plano coletivo a mais de um ano, mas só ultilizei uma única vez na emergência. Ocorre que tentei cancelar e eles me informaram que eu teria que pagar mais uma parcela, pois o meu período era e 1 a 10 para cancelamento. Meu vencimento é dia 1, liguei dia 22 e eles disseram que teria que esperar até o o dia 1 de julho, através de carta a próprio punho para efetivar o cancelamento, caso contrario iria fecar em aberto e poderia ser cobrado judicialmente. Acredito não estar correto, pois não foi ultilizado o plano!

Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-06-2012 17:22
Gieselly,

Entendo que não podem ser exigidas datas limites para cancelamento. A partir do momento em que o cancelamento é solicitado, nada mais pode ser cobrado do consumidor (solve eventuais utilizações passadas).

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rute 23-06-2012 12:00
estou gravida de 6 memes e a empresa onde trabalho não pagou o plano este mês foi em uma consulta e nao pude ser atendida, o que fazer? e se a empresar cancelar o plano, ele podem fazer isto? pq ele estão cortando gastos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-06-2012 17:23
Rute,

Acredito que esta negativa de cobertura não tem justificativa enquanto o plano ainda está vigente, principalmente se vocês (empregados) pagam alguma parcela para o plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Morgana 26-06-2012 20:37
Olá, boa noite! Gostaria de uma orientação sobre meu caso, aderi ao plano de saude pela empresa o qual eu pago uma parte e a empresa uma parte desde 2006 (allianz, acomodação apto), no fim de novembro fui demitida e cumpri aviso até o dia 30/12/2011, no entanto descobri que estava grávida e fui reintegrada. No entanto algum tempo depois a empresa cancelou o convenio que tinhamos e após ficar alguns dias sem plano medico a empresa disponibilizou outro plano inferior (martítima coletivo, com co-participação, onde a cada utilização eu pago um valor x sem desconto fixo mensal, apenas qdo utilizar)...estou com 7 meses e meio de gestação e agora a empresa cancelou novamente o plnao e estou sem plano de saude quando faltam menos de 1 mes e meio para o nascimento do meu filho! Gostaria de saber o que posso fazer, se existe a possibilidade de conseguir uma liminar para que a emperesa arque com todos os custos! Estou desesperada, no aguardo, Morgana
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:31
Morgana,

Existe a possibilidade do funcionário assumir o pagamento da mensalidade integral do plano e mantê-lo nas mesmas condições anteriores, mas esta opção deve ser exercida no prazo máximo de 30 dias, contados do encerramento da cobertura.

Assim, acredito que deva enviar uma carta (registrada) ao plano de saúde informando que deseja sua manutenção.

A questão do cancelamento do benefício junto è empresa em que você trabalha deve ser verificada na Justiça do Trabalho, se for o caso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# givanildo 27-06-2012 12:46
boa tarde dr.
contratei um plano de saúde familiar dia 29/05/2012,e como tenho diabetes me marcaram uma consulta orientada apenas dia 26/06/2012,e apos o medico disse que as carteirinhas chegariam de 7 a15 dias ;assim,não consigo marcar consultas com menos de 50 dias de plano, assim,qual o procedimento para cancelar o plano e não pagar a segunda parcela?pxeua
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:33
Givanildo,

Para cancelar o plano, basta informá-lo, por documento escrito, de sua opção e deixar de pagar as parcelas posteriores.

O cancelamento deve ocorrer a partir do momento em que o plano recebe o pedido.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Juliana 28-06-2012 20:21
Olá!
faço parte de um plano empresarial Golden Cross e a empresa deixou em atraso os meses de março, abril e maio ao tentar utilizar o plano agora em junho descobri que o mesmo estava cancelado. Ao solicitar informações a empresa a mesma informou que iria pagar as mensalidades atrasadas mas a reativação do plano ficaria sob um análise. Nesse caso a empresa pode migrar para outro plano e aproveitar a carência após o pagamento das mensalidades atrasadas? Pode ser possível a migração para o plano individual aproveitando a carência do plano empresarial?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:37
Juliana,

Entendo que a suspensão do plano sem a comunicação prévia aos consumidores é ilegal.

De qualquer forma, os planos empresariais com mais de 30 funcionários não podem exigir carência.

Se este não for seu caso e o plano já tiver sido cancelado, você tem duas opções: 1. Solicitar ao plano anterior sua manutenção como segurada individual, mantendo as mesmas condições do contrato original; 2. Bucar um novo plano, mas este exigirá o cumprimento das carências.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lupércio Biscaro Net 29-06-2012 10:29
Bruno, Bom Dia !
Tenho um CNPJ PME e fiz um plano de saúde pela Unimed em Março/2012 sendo utilizado nos meses de Março e Abril, onde foram pagas as mensalidade normalmente. A partir de Maio/2011 arrumei um emprego fixo com direito gratuito de um plano pela empresa, ou seja, não utilizo o plano desde Maio e ainda continuo recebendo mensalidades mesmo sem uso. Ao tentar cancelar fui comunicado que sou obrigado a continuar o plano por 12 meses !. Como assim ?....Conto com sua ajuda ! Abs
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:40
Lupércio,

É preciso verificar o que dispõe seu contrato, pois se trata de plano empresarial, e não individual.

Nestes planos, normalmente o contrato e firmado por prazo determinado (um ano), prevendo cláusula de multa por rescisão antecipada.

Se for este o caso, você pode cancelar o plano a qualquer tempo, mas deverá pagar a multa contratual, devendo apenas verificar se esta não é abusiva.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Sheyla Ouriques 30-06-2012 10:44
Bom dia!!! Gostaria de saber se é possivel que a Unimed cancele o meu plano de saúde de pessoa jurídica. Eles querem cancelar uma classe de plano específica,e entraram em juizo, junto ao Ministério Público de MG. Na carta enviada dizem q ja consseguiram autorização para o cancelamento. Gostaria de saber o que devo fazer. Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 14:00
Sheyla,

Seria preciso conhecer melhor os termos desta ação para poder te orientar, mas, a princípio, o cancelamento de um determinado plano só pode ocorrer com a anuência do cliente.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Tania Barreto 02-07-2012 14:04
Boa tarde!!!
Minha dúvida é sobre um plano de suade empresarial. A empresa em que trabalho oferecia plano de saúde no qual desconta um de nossos contracheques. Ao tentar utulizar o plano obtive a informação de que estava cancelado por inadimplencia. Porém os descontos foram realizados em nosso contracheque. Mas o pior é que ao tentar fazer outro plano fiquei sabendo que não posso porque meu nome esta sujo na UNIMED. Isso é legal??? Que lei ampara isto???? E o que posso fazer???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:42
Tania,

Se os descontos estão sendo feitos o plano não pode estar cancelado, de forma que você deve exigir o atendimento normal.

Da mesma maneira, entendo que o cancelamento do plano sem comunicação direta aos consumidores é ilegal, independente do motivo, vez que você tem o direito de optar por manter o plano de forma particular.

Att,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Tania Barreto 02-07-2012 14:07
A empresa para qual trabalho descontou os valores referentes ao plano de saude e não pagou a UNIMED que cancelou os planos. Tentei fazer outro palno e não pude porque estou com o nome sujo na UNIMED. Isso é legal??? Que lei ampara isto? E qual a que me ampara??? Não posso utilizar o plano da empresa porque ta cancelado e nem posso fazer outro individual. ME PARECE UM ABSURDO. Eles não teriam que resolver com a empresa????
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Denise 04-07-2012 17:37
Olá Dr. Bruno,

me mudei de manaus para o Rio em fevereiro, meu plano era descontado direto na folha, mas pedi para ser em boleto a partir de março.Fiz as alterações cadastrais mas não chegava nada. Paguei pelo site e liguei novamente para saber porque meu cartão não chegava e recebi a informação que meu plano foi cancelado por falta de pagamento do mês de feve mas nunca fui informada sobre tal atraso apesar das diversas vezes ligar para lá.falaram que me ligaram e mandaram e-mail mas nos dados anteriores e eu já havia ligado para alterar.. o que faço agora??? eles no poderiam cancelar desta forma sem antes falar comigo, ainda mais que todas as outras parcelas pagas (março, abril, maio, junho odas pagas)
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 05-07-2012 11:44
Denise,

Se você pediu a alteração cadastral e eles não a fizeram, não podem imputar este erro a você.

Da mesma forma, se receberam os valores em atraso, não podem manter o cancelamento do plano.

Acredito que deva tentar solucionar esta questão diretamente com o plano, mas, se não conseguir, busque o Juizado Especial de sua cidade ou um advogado de sua confiança.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# leandro 06-07-2012 19:25
trabalhei numa empresa e fiz meu con venio por ela, e sai ele foi dado baixa no dia 22/05/2012 fui ontem la no hospital e me disseram que vou ter que fazer outro plano com carencia mas são menos de 60 dias que derão baixa sera que eu nao consigo continuar com o mesmo plano sem carencia minha esposa esta gravida e os planos com carencia sao de 300 dias desdde já agradeço
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:07
Leandro,

Como o contrato foi finalizado quando você saiu da empresa, acredito que seja difícil você conseguir a reativação.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Jamyle 07-07-2012 02:52
Olá! Por favor, ainda restaram dúvidas. Neste ano de 2012 ATRASEI os meses 20/FEV e 20/MAR, do MultiPlan c/ CoPart. No dia 04 de ABRIL, fui à UNIMED com a intenção de cancelar. PAGUEI os meses FEV e MAR, pois havia usado e constavam os serviços na fatura sendo a última vez, em 05 de JAN e, pedi o cancelamento. A moça me falou que eu só poderia cancelar depois que pagasse o mês EM ABERTO: 20/ABR. NÃO PAGUEI é claro, pois só estava preparada para quitar meu débito e, de lá pra cá (04/abr à 07/jul),as faturas continuam chegando, mesmo eu tendo utlizado pela última vez no dia 02 de JAN, mesmo tendo pago as faturas que cobravam pelo serviço.
Ufa!!!! É isso, desculpe mas por favor, me dê uma luz. Bom Dia!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:09
Jamyle,

Se o seu plano for individual ou familiar, esta cobrança é indevida.

Te aconselho a notificar o plano informando que desde 04 de abril você solicitou o cancelamento do plano e que as combranças que estão em aberto são indevidas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# sergio costa 07-07-2012 17:38
Olá! Esta semana na quinta feira (05/07) fui surpreendido com uma carta que foi entregue pela equipe do condomínio em meu apartamento de aviso de débito, referente ao mês de abril,porém as mensalidades de maio de junho se encontram pagas e nesta sexta (06/07) paguei a mensalidade de julho. Ao comparecer na unidade da unimed me passaram que o contrato havia sido cancelado e que a mesma carta tinha sido entregue no dia 22/06 é legal esse contrato ser cancelado?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:11
Sergio,

Tem que verificar que recebeu a carta, pois ela deve ser pessoal. Se não tiver sido recebida por ninguém que resida na sua casa, entendo que a notificação é irregular.

Além disso, como aceitaram pagamento de mensalidade posterior ao cancelamento, você pode exigir a reativação do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# SAMUEL SILVINO 10-07-2012 22:16
Meu irmão mora em ibiuna em uma chacara onde não chega correios, ele tem uma caixa postal porém, ele teve dois AVC'S dentro do Hosp. da Luz em 25 de Março deste ano ele não fala nem anda e está c/ limitações em cima de uma cama em casa. Ele passou 33 dias na UTI do Hosp. da Luz Vila Mariana. Fiquei sabendo que o plano dele foi cancelado porque ao levá-lo p/ exames no proprio Hosp. da Luz, tive que voltar c/ ele p/ casa de ambulancia. O estado de saude dele é muito grave (dois AVC'S um Esquemico e outro hemorragico.Temos o dinheiro p/ pagar o atrazado portanto o registro 450199940, o nome dele é Emanuel dos Santos Silva. realmente não sabíamos que estava atrasado, temos varios exames agendados e não podemos realizar e seu estado de saude é muito grave. Peço o maximo de atenção nesse caso o protocolo de atendimento p/ ativação é 26932660, solicitado ha 13 dias atraz, nos ajudem pelo amor de Deus.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:14
Samuel,

A situação de seu irmão é diferente, pois ele não estava em condições físicas de realizar o pagamento ou tomar qualquer providência neste sentido.

Por isso, entendo que o plano não pode ser cancelado. Se não conseguir solucionar isso amigavelmente, sugiro que busque um advogado de sua confiança com a máxima urgência para evitar que este cancelamento indevido prejudique a saúde de seu irmão.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Carla Mattner 11-07-2012 15:09
Boa tarde!!
Fiz um plano empresarial com a Sul America em 21/07/2007, agora em 08 de março de 2012 solicitei o cancelamento do plano e migrei pr o Bradesco Saude, portanto a Sul america esta me cobrando a mensalidade que venceu no dia 21/03/2012, alegando que eu deveria ter solicitado o cancelamento com 60 dias de antecedencia, falei a eles que ná época que eu fiz o plano ainda não havia essa lei que deveriamos comunicar com 60 dias de antecedencia, me falaram que posteriormente enviaram um aditivo(q eu nao recebi), como devo proceder? devo pagar? Aguardo retorno se possivel.
Ats.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:17
Carla,

O cancelamento deve ser feito no momento em que solicitado pelo cliente, sendo ilegal esta exigência de prazo de carência para tanto.

Desta forma, sugiro notificar seu plano de saúde requerendo o cancelamento do plano desde o dia 08 de março e o cancelamento das cobranças posteriores.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Eduardo 11-07-2012 18:56
Caro Bruno,
A minha mãe tem um plano de saúde vinculado a associação profissional de sua categoria. Ocorre que não pagou a mensalidade de fevereiro de 2012, mas pagou as mensalidades seguintes. Nas mensalidades seguintes veio a informação de que estava inadimplente, entretanto, em um local não visível e em letras minúsculas, o que dificultou, para não dizer inviabilizou a leitura da informação. Ademais disso, houve cobrança mesmo após o dia do cancelamento. Diante disso lhe indago: 01) Mesmo tendo efetuado cobrança em data posterior a data do cancelamento, a operadora (UNIMED) poderia cancelar o plano? 02) É cabível alguma ação judicial para reintegrar ao plano? 03) Quem tem competência para entrar com a ação a minha mãe ou a associação? Desde já obrigado pelas explicações.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 19-07-2012 10:19
Eduardo,

Entendo que a cobrança posterior ao cancelamento importa na reativação do plano, pois se o contrato está gerando cobranças ele tem que estar ativo.

Além disso, entendo que a notificação de atraso deve ser feita em documento específico para este fim, sob pena de frustrar seu objetivo.

A legitimidade, neste caso, seria da sua mãe como destinatária final dos serviços prestados pelo plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# valnir 20-07-2012 18:38
meu plano é individual ou familiar, o vencimento do plano foi dia 30/04/2012, fui cancelar no dia 08/05/2012, a atendente falou que eu não poderia cancelar só se eu pagasse a fatura referente ao dia 30/04/2012 a 30/05/2012,no dia 09/05/2012 paguei com juros e fiz o cancelamento, ta correto?não foi utilizado o plano a partir do dia 30/04/2012,posso pedir o ressarcimento?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:47
Valnir,

O cancelamento de plano não pode ser condicionado a pagamentos futuros. O que deveria ter sido feito era calcular o valor do plano até o dia do cancelamento (08/05/12) e emitir uma fatura apenas com estes valores.

O que foi pago além disso é, no meu entendimento, indevido, mas você deve ter provas de que pediu o cancelamento em 08/05/12.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# bruno de souza 20-07-2012 21:38
boa noite ! estou com meu plano em dia e pago ,tentei cancelar hoje eles disseram que terei que pagar o mes de agosto para poder cancela-lo isso e certo por favor preciso de um esclarecimento de fato. obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:48
Bruno,

Não está correto este condicionamento . O que deveria ser feito era calcular o valor proporcional do plano até o dia do pedido de cancelamento e emitir uma fatura apenas com estes valores.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Giulianna 21-07-2012 01:47
Boa noite Dr. Bruno,

Gostaria de esclarecer uma dúvida, tem um plano de saúde com a Unimed Paulistana pela minha empresa, mas a maioria dos meus médicos e hospitais foram descredenciados sem a devida comunicação, por esse motivo estou mudando de operadora e sendo que a fatura com vcto do dia 10/07 chegou e ainda não paguei, sou obrigada aguardar os 60 dias após a carta de cancelamento e pagar a fatura dos meses 07 e 08 como solicitado por eles ? Minha empresa pode ser negativada ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:51
Giulianna,

O correto é calcularem o valor devido até o dia em que foi feito o pedido de cancelamento, pois não pode ser exigido um período de carência para que ele seja feito.

Desta forma, acredito que você deva notificar o plano requerendo o cancelamento imediato e realizar o pagamento dos valores devidos até o dia do pedido.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Renata Delfino 25-07-2012 14:23
ola tive um atraso de pouco menos de 30 dias no meu contrato de convenio medico e foi cancelado,gosta ria de saber oque eu posso fazer neste caso,cumpri 6 meses de plano e preciso deste atendimento pois o atendimento SUS é precário e prefiro convenio,agora nem portabilidade poderei fazer,oque sera indicado no meu caso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:53
Renata,

Se o seu plano é individual ou familiar, este cancelamento é indevido, pois a lei determina que o cancelamento por inadimplência só pode ser feito depois de 60 dias de atraso (lembrando que estes 60 dias podem ser não consecutivos, ok?).

Se for este o seu caso, acredito que você tenha o direito de ter seu plano reativado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Moacir Júnior 25-07-2012 16:04
Boa Dr. O plano da minha esposa e do meu filho (que é dependente dela no plano), foi cancelado por inadimplência, a operadora cobra o mês de junho. eles mandaram a notificação que quem recebeu foi a prima da minha esposa q não nos repassou. A UNIMED se nega a me dar qualquer declaração do cancelamento e também se nega a me emitir boleto sem q eu assine um termo de inadimplÊncia o que faço???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:55
Moacir.

Se a correspondência foi enviada para o endereço do contrato até o 50º dia de atraso e o atraso foi superior a 60 dias, entendo que não há ilegalidade nisso.

Mas mesmo que tenha sido assim, é obrigação do plano te dar a declaração de cancelamento independente da assinatura deste termo, o qual, aliás, acredito que só deva assinar se concordar inteiramente com o que está escrito.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Silvia Bezerra 25-07-2012 20:32
Boa noite! Dr. Bruno, paguei um plano de saúde por 12 meses, quando a mensalidade foi reajusta ficou além das minhas possibilidades e procurei um plano mais em conta. A corretora que fez o plano anterior se encarregou de mim colocar num outro plano de outra operadora e assim o fez, na ocasião mim informou que eu não precisaria procurar a operadora para fazer o cancelamento, porque àpos 3 meses sem pagamento das mensalidades seria cancelado automaticamente sem prejuizo algum. Só que já fazem 4 meses que deixei de pagar e as faturas continuam a chegar e até então, não chegou nenhum aviso de cancelamento ou de atraso. Estou preocupada. Posso ser cobrada judicialmente ou ter meu nome colocado no SPC? Já estou vinculada a outra operadora.O que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 26-07-2012 11:58
Silvia,

Se seu plano é individual ou familiar, a lei preve que o não pagamento por mais de 60 dias implica em seu cancelamento.

Independente disso, acredito o cancelamento sempre deva ser pedido formalmente para evitar desgastes futuros.

Acredito que você deva procurar sua operadora e regularizar esta situação, requerendo o cancelamento desde o 1º mês que não utilizou mais o serviço.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jane margarete matos 27-07-2012 14:40
Tinhamos o plano de saúde ATAPIRG da minha cidade,minha avó faleceu dia 4 de dezembro lá pelo dia 6 transtornados fomos até lá comunicar p/que não fosse mais cobrado,mas p/nossa surpresa como já havia entrado o mês foi riscado o nome dela mas foi cobrado,a justificativa é que já havia entrado e mês,mesmo que ela já fazia tempinho que não usava pois estava hospitalizada pelo s.u.s. mas isso não é tudo meu marido trocou de empresa e junto temos outro plano no qual a empresa paga,e só agora 6 meses depois o qual se intitula diretor ou dono ligou para meu esposo comunicando o atraso de 6 meses,não seria o correto o plano enviar uma carta pelo correio com certo tempo de atraso que não sei qual é?é admissível ligar para a pessoa somente,em horario de trabalho sendo que após meu marido esqueceu e assim passou 6 meses agora estando em 640,00?teríamos ou não que rebeber uma comunicação mais óbvia,por escrito sob os atrasos?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 03-08-2012 09:56
Jane,

No caso de sua avó, a data do cancelamento será a do falecimento, somente podendo ser cobrado o tempo proporcional em que o plano ficou ativo antes deste evento.

No caso de seu esposo, como o plano é empresarial, teríamos que analisar o que diz o contrato, mas a comunicação por escrito aos consumidores em caso de atraso é, no meu entendimento, um dever do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Leilane 27-07-2012 16:57
Boa tarde,
Meu plano de saude tem dois anos, devido problemas financeiros ele ficou 3 meses atrasado, ai fui notificada q deveria comparecer até dia 26, mas por equivico eu pensei q fosse até dia 27 que deveria comparecer para pagar, fui hoje (dia 27) e não negociaram comigo, me informaram q não tem jeito e que meu plano foi cancelado e que eu teria q fazer novo plano. Diante desta informação, existe algo q eu possa fazer dentro da legalidade?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:39
Leilane,

A notificação tem que ser enviada até o 50º dia de atraso para que, desta forma, o consumidor possa ter tempo hábil para realizar o pagamento caso deseje manter o plano.

Se, no seu caso, isso foi feito, realmente não há o que ser feito senão tentar uma negociação com o plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Edilson Lourenco 27-07-2012 18:03
Tenho um plano de saude com validade ate 31/07/2013 - sendo que hojequando fui usar ,fui informado quefora cancelado no dia 30/06/2012 ..nesse caso cabe uma ação por danos morais? uma vez que estou em dia e não pedi cancelamento nem fui avisado previamente sobre o fato ...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:40
Edilson,

Estando todas as mensalidades em dia e o cancelamento não tendo sido solicitado, acredito que seja caso de danos morais sim, bem como pedido de reativação do contrato.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# LETICIA OBALSKI 28-07-2012 13:06
Oi Bruno! Meu plano e dos meus filhos foram cancelados dia 17/7/12 por conta do atraso de 60 dias. Me mudei a pouco tempo e quem recebeu a notificação dos 50 dias foi o meu pai, morava com ele e o endereço ainda constava lá,ele se esqueceu completamente de me dizer por conta de problemas de saude q passou.NUNCA soube da lei e se tivesse recebido a carta em mãos jamais deixaria cancelarem o meu plano e dos meus filhos. essa notificação extra judicial como disseram na unimed ela pode se recebida por parentes? Poxa to me sentindo muito lesada pois jamais imaginaria q isso acontecesse. segunda feira vou no juizado especial.obrigada pela atenção.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:42
Letícia,

A princípio, a notificação deve ser pessoal, mas como foi recebida em seu endereço de contrato e por pessoa de sua família, acho difícil reverter essa situação.

Poderia até ser tentada a reativação do plano judicialmente mediante o depósito dos valores em atraso, mas as chances seriam pequenas, no meu entendimento.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# LETICIA OBALSKI 28-07-2012 13:38
gostaria de saber se é possível meus filhos serem dependentes do plano individual do pai deles se carencia?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:52
Leticia,

Depende do que está estipulado no contrato, pois existem contratos que admitem a inclusão de dependentes e outros não.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Guilherme Tirapelli 30-07-2012 13:36
Olá, Tenho plano de saude e estou inadimplente por 4 meses, enviaram-me notificação para avisar do cancelamento, no entanto a notificação não chegou em minhas mãos.Estão me cobrando as 4 parcelas em atraso, mas isso é possível se desde o 1 pagamento em atraso eu ja estava com o atendimento suspenso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:54
Guilherme,

Entendo que o não pagamento do plano (individual/familiar) por mais de 60 dias tem como consequência seu cancelamento, não podendo ser cobrados os valores em atraso, especialmente se já estava suspenso desde o 1º atraso.

Contudo este é um entendimento controvertido, existindo entendimentos contrários.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Daniel Becker 01-08-2012 09:13
Olá Dr. bom dia!

Meu plano informou que teria que pagar o plano no prazo de 30 dias. Hoje é o 31º dia e o plano já foi cancelado. A operadora pode cancelar o plano apenas com esse período.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:55
Daniel,

Se for um plano individual ou familiar não poderia, porque a lei determina um atraso de, no mínimo, 60 dias (e envio de notificação) para que isso ocorra.

Lembrando, apenas, que esse atraso é cumulativo.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Diego Machado 01-08-2012 14:07
Cancelei meu plano de saúde (pessoa física) Unimed em Goiânia no dia 24/07/2012 e fui informado que preciso pagar a fatura do mês que vem, que vence dia 10/08/2012. Ela me explicou que como a fatura foi gerada eu preciso pagar, porém isso não me parece certo.

Como posso ficar sabendo se preciso realmente pagar ou eles estão se aproveitando da situação?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 11:57
Diego,

O cancelamento deve ser feito no momento em que solicitado pelo cliente e calculado o período de utilização proporcional.

Se a fatura de agosto/2012 for referente aos serviços prestados em julho, ela deve ser paga com valor proporcional até 24/07/12.

Do contrário, o valor é indevido.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lunilde Lopes 01-08-2012 22:32
Tive meu plano de saúde o qual já possuía a mais de 12 anos, cancelado, pois a Unimed me notificou por meu plano ter atrasado por mais de sessenta dias intercalados, sendo que, como havia mudado de endereço e ainda não havia comunicado a prestadora , a notificação foi assinada por uma pessoa desconhecida ou seja pela atual moradora do imóvel.Gostaria de saber se existe alguma maneira de resgatar meu plano de saúde? O que ainda é possível fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 02-08-2012 12:00
Lunilde,

Neste caso existem, no meu entendimento, falhas das duas partes: sua, por não ter atualizado seu endereço, e da operadora, por não ter te notificado judicialmente.

Desta forma, acredito que deva tentar negociar com a operadora a reativação do plano alegando que a notificação foi enviada de forma errada.

Se este não der certo, pode procurar a justiça com o mesmo argumento, mas existe o risco de que você não saia vencedora.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# franklin 02-08-2012 19:25
Dr.BRUNO , a notificação tem que ser feita , apenas , ao titular do plano ou , também , pode ser feita aos dependentes para ter validade ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 03-08-2012 09:52
Franklin,

Apenas em nome do titular, pois este é o responsável pelo contrato.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marcus oliveira 06-08-2012 12:16
Boa tarde,
Minha mãe tem um plano se saude onde aumentou muito e devido a problemas financeiros terei que suspender o pagto vecto 05/08, caso eu solicite o cancelamento junto a operadora gostaria de saber se existe algum prazo em que a operadora ainda atendera?
caso eu solicite o cancelamento e posteriormente contrate outra operadora a carencia deste contrato cancelado valera p portabilidade.
abraços
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 18-09-2012 12:03
Marcus,

O cancelamento deve ser feito de imediato, não existindo prazo de atendimento posterior. Também não é possível, a não ser que a nova operadora assim deseje, aproveitar o prazo de carência do contrato cancelado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-10-2012 10:24
Marcus,
Se o plano de sua mãe é individual ou familiar, pode fazer a portabilidade das carências sim.

Mas um ponto que você deve verificar sao estes aumentos, pois nao é permitido o aumento POR FAIXA ETÁRIA para clientes maiores de 60 e os reajustes anuais são homologados pela ANS.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Hugo 07-08-2012 12:08
Contratei o Plano de Saúde da empresa de seguros PS PADRÃO (COLETIVO POR ADESÃO). Decorridos 40 dias da assinatura do contrato e sem ter usado o plano eu solicitei o cancelamento. A operadora afirmou que deveria pagar a 1ª mensalidade para cancelar. Isso procede? No contrato não consta tal condição. Nesse caso tenho que cumprir tal condição? A empresa, em razão da suposta inadimplência, pode me incluir no SPC?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 11-10-2012 10:29
Hugo,

Estão te cobrando pelo período em que o atendimento ficou disponível, o que seria, a principio, legal.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Raquel 07-08-2012 17:52
Por favor me tire uma duvida.
Foi contratado a mais de 2 anos um plano dental do bradesco (empresarial), e foi pago durante um ano, e de um ano para cá não ouve o pagamento e nem utilização do mesmo, agora recebemos uma carta de cobrança de um ano de atraso, tentamos o cancelamento e fomos informado que teremos que pagar esse um ano de atraso, para efetuar o cancelamento.
Isso é legal?
grata!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:01
Raquel,

É preciso verificar o que dispõe o contrato, mas, a princípio (seguindo o que dispõe a maioria dos contratos), esta cobrança somente seria devida com relação ao primeiro mês em atraso, posto que depois disso o contrato seria cancelado por falta de pagamento.

Da mesma forma, não podem condicionar o cancelamento ao pagamento de dívidas anteriores.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# meire 07-08-2012 18:35
tenho um plano de saude empresarial porem estou afastada da empresa e a mesma ate o mes de abril estava enviando os boletos para meu email, depois parei de receber no meu email os boletos para pagamento, estou ha 2 meses com as faturas em aberto e hoje me foi informado que meu convenio havia sido cancelado em jul porem nao recebi nenhuma notificação, apenas fiquei sabendo hoje quando fui passar em consulta, porem ontem eu passei em consulta e realizei exames e foi autorizado normalmente, gostaria de saber se eu conseguindo a segunda via desses boletos se eu consigo soliciar a reativação com o mesmo plano no meu caso foi sem carencia, e eu tenho uma cirurgia na proxima seman, eu consigo reativar o plano em tempo habil para a cirurgia??
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:02
Meire,

Como não houve notificação, você pode solicitar a reativação sem carência sim.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# meire 24-03-2013 17:30
boa tarde Bruno
acabei saindo da empresa onde eu trabalhava porem eles alegaram que eu nao poderia reativar o plano, como foi cancelado eu nao teria como reativar.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# ELAINE C R CUNHA 09-08-2012 12:32
bruno lemos estava pagando o convenio da unimed paulistana por 1 ano .... não tinha nada em atraso e eu fui pegar uma autorização para um procedimento de curetagem de pele de minha filha de 5 anos e me foi negado .. e lá na unimed hortolaandia descobri que me transferiram para unimed brasilia sem antes ter me avisado sendo assim não fui atendida com o procedimento pois me alegaram problemas tecnicos !!! o que eu tenho com isso???? tive com urgençia ter que fazer outro convenio ppois não dava para esperar o que faço???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:04
Elaine,

Essa conduta da unimed me parece totalmente ilegal, pois não podem alterar o contrato sem seu consentimento, além de não poderem negar atendimento por "problemas técnicos".

O que você pode fazer é cobrar os prejuízos (inclusive morais) que lhe causaram.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# selma 11-08-2012 19:43
boa noite a empresa que trabalho tinho o plano de saude promed mas parou de pagar por e nao ligou para cancelar entao ligou uma moça da consultoria de advocados dizendo que o debido foi passado para eles e que o cancelamento com eles so pode ser feito se o pagamanto das tres parcelas forem quitadas.o que posso fazer a respeito.liguei para a promed e pedi a copia do contrato ja tem tres dias e eles ainda nao me enviaram.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:06
Selma,

O cancelamento não pode ser vinculado ao pagamento de valores em aberto. Isso é ilegal.

Por outro lado, é preciso verificar o que dispõe o contrato sobre forma de cancelamento por inadimplência. Se não te enviarem o contrato, faça uma reclamação junto à ANS ou, se não tiver sucesso, entre com um processo.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Milena Rossi benjami 14-08-2012 10:22
Tenho plano empresarial PME da Medial (Amil) que parei de pagar em Janeiro de 2012. Recebi um boleto com a mensalidade de Fevereiro 2012 reajustada para pagamento senão a empresa vai para SERASA/SPC, quando entrei em contato disseram-me que devo pagar mais duas mensalidades atrasadas Março e Abril de 2012. Está certo essa cobrança? Devo notificar a Medial (AMIL) que não quero mais o plano? Agradeço vossa assessoria.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:08
Milena,

Sim, a rescisão deve ser sempre formalizada para evitar problemas.

No seu caso, comoe xistem parcelas em atraso, é importante verificar o que o contrato diz sobre cancelamento por inadimplência.

De qualquer forma, não podem solicitar o cancelamento ao pagamento dos valores em atraso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Fabíola 14-08-2012 12:25
Boa Tarde, tenho um plano de saúde do qual não assinei nenhum contrato e nem documentação, estou com 2 meses de atraso, mas sem uso algum e no tempo que usei só pude me consultar 2 vezes no mês, precisei de um atendimento urgente e me marcaram para duas semanas depois, e hoje me ligaram falando que iriam me colocar no SPC, como li acima, vi que não podem colocar, certo? mas mesmo se podessem, sem minha assinatura eles comprovam débito? Obg desde já.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:14
Fabíola,

Existem várias formas de contrato, podendo inclusive ser verbal. E como você utilizou o plano, não haveria dificuldade em provar a contratação, mesmo que você não tivesse assinado o contrato.

O que ocorre é que, no meu entendimento, os planos individuais, por possuírem como penalidade pelo não pagamento o cancelamento do contrato, não podem ser cobrados posteriormente.

Ou seja, se você ficou mais de 60 dias sem pagar o plano, ele deverá ser cancelado, juntamente com os valores em aberto, desde que não tenha havido utilização no período.

Mas o ideal é sempre cancelar formalmente, através de pedido feito à operadora, vez que este entendimento não é unânime.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# ariclenes dos santos 15-08-2012 22:03
boa noite .
fiz um contrato com o plano de saude e foi tudo dentro da lei mas o plano nunca mim enviou uma fatura para pagamentto da mensalidade cheguei a ligar para a empresa do plano e então foi enviado por email um mes mas depois nunca mais mim enviaram nada ai meu plano foi cancelado e colocaram meu nome no spc sendo que eles que nunca entraram em contato comigo para nada .quero saber o que fazer agora ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:16
Ariclenes,

Apesar de ser obrigação do plano lhe enviar os boletos, é obrigação sua fazer os pagamentos, não podendo servir como justificativa para a inadimplência o não envio de boletos.

De qualquer forma, como não te comunicaram antes do cancelamento por escrito (como determina a lei), entendo que este cancelamento é indevido, podendo ser reativado judicialmente.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# elisangela 16-08-2012 17:58
OLA ,TINHA PLANO DE SAUDE , PAGUEI 4 MENSALIDADES E POR MOTIVO FINANCEIRO PAREI DE PAGAR, ISSO EM 2009 .ATUALMENTE O MEU NOME ESTA RESTRITO E SO UTILIZEI OS SERVIÇOS ENQUANTO EU PAGUEI AS MENSALIDADES , QUAL E O PROCEDIMENTO . ABRAÇO.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:18
Elisângela,

Se seu plano era individual, entendo que esta inclusão é indevida, podendo buscar seus direitos no judiciário.

Contudo, como já disse anteriormente, este entendimento não é unânime.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Clécio 16-08-2012 18:13
Boa tarde, acho correto cancelar o contrato por tempo corrido e não somando os dias de atraso dos meses anteriores, pagamos juros e multa por atraso, então isso é uma desculpa muito da esfarrapada para obrigar o consumidor à pagar em dias suas contas, como se todos tivessem os mesmo problemas.
Vamos derrubar esse cancelamento de contrato por somatória de dias em nos meses anteriores, é um direito nosso, estamos pagando e não pedindo favor.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:19
Concordo com você, Clécio, essa determinação da lei é absolutamente incoerente e abusiva.

Mas enquanto não for alterada, é a lei.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Hildinea Oliveira 20-08-2012 16:53
Tenho um plano de Saúde AMIL e hoje fui pagar a prestação que venceu no dia 20/06/12 e eles disseram que cancelaram o meu plano por estar atrasada por 60 dias consecutivos(pa guei outras parcelas em atraso),e eu pedi a moça que não fizesse isso pois tive cancer de mama e preciso muito desse plano. Eles enviaram notificações pelo correio mais o carteiro voltou por três vezes com a notificação. E hoje, ao ir lá no plano pegar o boleto para pagar, a moça me informou que o meu plano foi cancelado. Por favor, me ajude, o que deverei fazer? Obrigada, Hildinea
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:23
Hildinea,

Se a notificação enviada pelo correio foi para o endereço correto e ela era no sentido de te informar que já haviam sido completados 50 dais de atraso, não há muito o que ser feito.

Mas se esta notificação não lhe foi entregue por culpa da operadora, você pode exigir a reativação do plano, mas terá que pagar os valores em atraso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Michele 21-08-2012 14:21
Boa tarde,

Tenho um plano que é administrado pela qualicorp. Solicitei o cancelamento, via e-mail, no dia 13/08, pediram para entrar em contato com a central de atendimento 72 horas após o recebimento do e-mail.
Quando liguei na central, para saber se tinha sido cancelado, fui informada que teria que pagar o mês de Setembro, e para não fosse cobrado, setembro, eu tinha que ter solicitado o cancelamento até dia 10/08.
Eu quero saber se sou obrigada a pagar esse boleto, e se caso eu não pague meu nome vai para o SPC ou eles podem deixar de cancelar o convênio, devido a inadimplência.

Obrigada,
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:25
Michele,

O cancelamento tem que ser feito no momento em que solicitado pelo cliente.

como você solicitou 3 dias após a data de fechamento do boleto anterior, poderiam te cobrar valor proporcional por estes 3 dias em setembro. Apenas isso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Wagner 22-08-2012 10:29
Prezado Dr.

Se possível me tire uma Dúvida, eu tinha um plano de Saúde PJ (PME), que fiz para eu, minha esposa e meu filho, por motivos financeiros não pude mais arcar, deixando de pagar por mais de 60 dias, o meu plano foi rescindindo, isto já estava ciente, o que eu gostaria de saber se o plano pode cobrar os valores não pagos, seja Judicialmente ou ExtraJudicialme nte, já que desde que fiquei sem pagar não utilizei mais os serviços do plano. Há previsão legal para tal cobrança?

Desde Já agradeço a ajuda.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:25
Wagner,

Por ser um plano empresarial, sim, acredito que possa ser cobrado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Paula 22-08-2012 12:42
Boa tarde,

Saí da empresa no qual trabalhava e optei por continuar com o plano odontológico. A empregada do rh me informou para aguardar os boletos mensais para fazer o pagamento.Chegou um com vencimento 01/07 para pagar ate o dia 30/08 e o outro com vencimento dia 01/08 podendo pagar até o dia 30/09. Porem quando foi hoje chegou pra mi ua carta informando que meu plano tinha sido cancelado devido o nao pagamento da fatura com vencimento 01/06 que sequer recebi e não tive nenhum tipo de notificação. O que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:27
Paula,

Se não te enviaram a notificação, o cancelamento é ilegal.

Você pode solicitar sua reativação junto à operadora, através de reclamação na ANS ou de processo judicial.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Telma 22-08-2012 12:43
Tenho um plano de saude desde mais ou menos 1985, aposentei por invalidez e fiquei com esse plano e assinei novo contrato em 2004, e continuo a usufruir todos os beneficios, ultimamente estou com 04 mensalidades atrasadas, maio junho julho e agosto/2012. Qdo fui fazer os acertos desses meses, me apareceram com mais tres meses que não foram pagos, janeiro fevereiro e março/2012, e colocaram p vencer as tres de vez em 06/08/2012.conferi tudo e realmente estou devendo. só que eles não aceitam me dar mais prazo para quitar tamanha divida que soma por volta 4.500,00, querem em 06 vezes e não tenho condição, propus pagar 350,00 por mes e não aceitaram. sendo assim não tenho como pagar e vou deixar cancelar. Preciso de orientação
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:29
Telma,

A empresa não é obrigada a conceder descontos ou parcelamentos. Se ela se recusa a fazer isso, não há muito o que ser feito.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# lucilene 22-08-2012 18:32
me tire uma duvida meu filho tem convenio medico a 4 anos no mes de maio nao chegou o boleto pra min pagar porem liguei e pedi e mesmo assim nada me mandarao por e-mail porem tb nao conseguir emprimir e pagar liguei la novamente e pedi di novo enfim essa fatura do mes 5 nao conseguir pagar pq ele nao me enviarao pageui a de junho julho agosto normal ai me mandarao uma cartinha falando que constava fatura de maio junho e julho pendente mas se essas fatura tivesse paga que desconsiderava aquela cartinha masi uma ves ligie e pedi o boleto e nada agora meu filho estava com 40 grasu de febre e chegando la estava cancelado o convenio por causa dessa fatura de maio mas como esta cancelado se tenho as faturas de junho julho e agosto pagas ele podem negar socorro assim estou em desespero pq eles nao atende mesmo com as faturas paga ligeui la e pedi o boleto pra pagar e reativar o plano mas ele podem faser isso se eu tenho o direito de processalos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:31
Lucilene,

Como você não estava conseguindo realizar o pagamento através dos boletos, deveria ter procurado a empresa para pagar de outra forma.

Contudo, como o valor em aberto não foi pago mesmo depois de recebida a notifficação, sua melhor opção seria tentar a reativação do plano de forma administrativa.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Mayu Juliana 23-08-2012 13:11
Boa tarde.

Essa regra vale para planos odontológicos também?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:32
Mayu,

Sim, para planos odontológicos também.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Mayu Juliana 23-08-2012 13:30
A mim ocorreu o seguinte: Aderi ao plano no mês de julho, dia 17. Fui informada pela vendedora de que se pagasse a primeira mensalidade , o prazo de entrega da carteirinha seria menor (o que não ocorre, segundo uma outra atendente da mesma empresa). Pois bem tentei utilizar o plano este mês de agosto, dia 14, e o dentista no qual disse que estaria havendo problemas no envio da minha guia a empresa . Não foi autorizada a minha consulta, por motivo de falta de pagamento.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:33
Mayu,

Não compreendi inteiramente a situação, mas essa negativa me parece ilegal.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# vNado 23-08-2012 21:16
Senhores,
Minha mae foi operada de aneurisma e seu foi cancelado por falta de pagamento, nao recebemos nenhuma notificação e quando eu fui verificar junto ao plano para resolver essa situação me foi dito que minha mae teria que aderir um novo plano, claro, reajustado. Hoje chegou uma cobrança do mes de agosto, se eu pagar eu poderia justificar junto a justiça que o plano nao foi cancelado.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:34
vNado,

Se não foi enviada a notificação, o cancelamento foi ilegal, de forma que você poderia solicitar sua reativação.

Da mesma forma, se fizer o pagamento de valores posteriores ao cancelamento, existirá a presunção de que o plano está ativo.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# luiz fernando 24-08-2012 01:26
Bom dia Dr
Gostaria de saber se ha como reverter por via da operadora ou judicil o cancelamento do meu plano unimed antigo de minha filha que foi cancelado surpreendenteme nte pela unimed.
Hoje estive la pra tirar os boleto dela e o me que estava na mesma situação ( meu plano e tambem 897) e recebi uma informação qe meu plano estav cancelado e ressalto tambem que recebi uma notificação avisando que desde jun 12 encontrava-se uma parcela atrasada, e a mesma foi assinada pela minha funcionaria, porem as parcelas de julho/12 e agosto/12 de ambos paguei normalmente. o atendente da unimed me disse que nao tem jeito e que teria que fazer outro plano se eu quisesse continuar no novo plano. O que devo fazer daqui pra frente pra reverte o caso
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:37
Luiz Fernando,

Se realmente existem valores em aberto e vocês receberam a notificaçãoa té o 50º dia de atraso, o procedimento de cancelamento foi regular.

Por outro lado, se mesmo depois de cancelado continuam te enviando cobranças, o pagamento destas gera a presunçãod e que o contrato teria sido reativado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marta 27-08-2012 10:28
tenho plano da amil de pessoa juridica desde 2008, estou sem pagar as parcelas de maio/junho e julho, não fui notificada aos 50 dias, e quero retomar o plano que já cancelaram, eles disseram que não tem como, só fazendo outro plano e cumprindo a carência, o que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:37
Marta,

Você pode fazer uma reclamação na ANS ou entrar com um processo judicial.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Erika 28-08-2012 01:15
Pagava um plano para o meu pai e o esmo foi cancelado por falta de pagamento não consecutivos. Eu não recebi a notificação só ficamos sabendo que o plano estava cancela qd o meu pai foi fazer uma exame o qual foi liberado onde o plano ja estava cancelado No dia do exame foi comunicado que o plano estava cancelado. Tem como eu reverter esta situação? Já que qd fui tentar resolver me deram uma numeração de documento para eu ver nos correios que haviam me enviando a notificação e qd vui verificar vi que a pessoa que havia recebido foi meu pai.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:39
Erika,

Se seu pai era o titular do contrato, a notificação tinha que ser enviada a ele mesmo.

Se ela foi até o 50º dia e as dívidas em aberto não foram pagas, este cancelamento me parece legal.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Erika 28-08-2012 01:17
Como o plano pode ser cancelado se a cada atraso pagamos multas? Então esse dinheiro não deveria ser devolvido?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# richardson 31-08-2012 10:09
DR.me ajude sou leigo no assunto,mas me deixa doenteme sentir enganado ou abrigado por uma coisa q acho q nao tenho q acatar em funçao de um erro do plano,a questao é,estou em atraso mes 7 e 8/2012,devido nao mandarem no endereçoem tempo habil,e um endereço coml.nao tem como nao receber comunicaloes de correio,entao,f iz contato c a gerente do plano e me disseram que p quitaçao so a vista os atrasos,n tenho condicoes de quitar a vista,propuz pagar predatado c cheque ou no cartao,me disseram q nao,so a vista,o que faço,e com esses dois atrasos a qual n recebi nenhuma notificaçao ainda,posso ser impedido de me consultar em medicos?me ajude por favor
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elisangela 05-09-2012 15:29
eu realmente atrasei por mais de 60 dias fui notificada sim,,mas não tinha como pagar pois estava desempregada..agora estou trabalhando regularizeu as parcelas ,será que posso pedir pra reabiblitar meu plano pq preciso fazer uma cirurgia..ja ia fazer 2 anos q, tinha o plano..obrigado desde já
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:43
Elisangela,

Neste caso, só com a concordância do plano.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gilmara 11-09-2012 17:39
bao terde Bruno,
fiz um convenio a pouco tempo mais cancelei e nem cheguei a usar e tbm não paguei a taxa de adesão agora a vendedora me disse que tenho que pagar a taxa de adesão vc sabe me dizer se sou o brigada a pagar?
obrigada aguardo o seu retorno
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:44
Gilmara,

Se o contrato foi cancelado sem qualquer uso ou antes mesmo de um mês, você não tem que pagar a taxa de adesão.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# daniel sangar 13-09-2012 08:22
Contrato bem Leonino que só ve o lado da operadora, mas me esclareça por que que que eles poedm contar como dia de atrazo parcelas que já foram pagas? Exemplo duas mesnsalidades em aberto uma 34 e outra 03 dias mas tem outras "já pagas" que somam 202 ai eles somam tudo isso é inconstituciona l que pais é esse em que o governo não cumpre com ações basicas te obriga contar com planos de saúde particulares e ainda te arma uma arapuca desta?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:45
Daniel,

Realmente é difícil de compreender uma disposição destas.

O que nos resta é lutar para sua mudança.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# aletusa maria 22-09-2012 08:55
BOM DIA FIZ UM PLANO DE SAUDE HA UNS 2 ANOS ATRAS NUNCA USEI E NUNCA PAGUEI NENHUMA MENSALIDADE POIS COMO NÃO QUERIA MAIS O VENDEDOR DISSE Q IRIA CANCELAR MAS NÃO FEZ ,AGORA DISSE Q PAGARIA O VALOR Q ELS ME NEGATIVARAM PARA PODER TIRAR ME NOME DO SCPC, MAS O ATENDENTE DISSE Q TENHO Q PAGAR O VALOR TOTAL DO CONTRATO Q SERIA ESSES 24 MESES,MAS EU SOU OBRIGADA A PAGAR ISSO E NUNCA FUI NOTIFICADA E NUNCA MANDARAM NENHUMA COBRANÇA AGUARDO RESPOSTA
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:47
Aletusa,

Se seu plnao é individual, entendo que esta cobrança é ilegal e que a inclusão de seu nome no SPC/SERASA também, especialmente se você nunca recebeu nenhuma carta informando que seu nome seria negativado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# ane meneses 22-09-2012 13:02
Bruno, o plano do saude dos meus avós, com contrato vigente desde 1994, esta negando liberar proxedimentos informando a necessidade de regulamentaçao do plano. Este seria a assinatura de um contrato onde mos custos triplicariam.. sempre temos q fazr reclamacoes na ANS pra que os exames sejam liberados. Neste caso o que podemos fazr pra mudar esta situacao. Sao idosos q nao se locomovem por conta propriane sofrem a cada negativa de atendimento.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:50
Ane,

Essa conduta dos planos é (infelizmente) comum, tentando fazer com que os clientes façam a adesão a planos mais caros.

O problema é que não existe uma forma de evitar que negativas ocorram, pois elas têm que ser analisadas caso a caso.

Acredito que seus avós não devam fazer esta nova adesão e, quando ocorrerem as negativas, procurar a ANS ou o Poder Judiciário.

Se estas negativas indevidas forem constantes, também poderiam entrar com um processo de danos morais contra a operadora.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# janildo santos 22-09-2012 18:51
Bruno, gostaria de saber se eu posso cancelar meu plano de saúde particular depois de três meses de assinar o contrato e se pode gerar multa?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:50
Janildo,

Não existe previsão de multa para cancelamento.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marisa 25-09-2012 15:27
o meu plano vinha descontado na conta de luz, depois por causa da nova lei eles pararam de cobrar e nem me mandaram nenhun boleto, portanto parei de usar e de pagar o plano por mais de um ano. e ele nem mandarão cobrança, agora estão querendo que pago todo este período atrasado. sou obrigada a pagar?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:51
Marisa,

Se seu plano for individual, não, pois o cancelamento deveria ter ocorrido após 60 dais de atraso.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# alberto 27-09-2012 16:37
Boa tarde Bruno, trabalhei em uma empresa durante 8 anos onde mantinha um convênio empresarial.Fiz um acordo e saí da empresa há um ano e dez meses e recentemente me disseram que eu tinha direito de continuar no plano pagando individual como pessoa física, só que na época não fui informado disto nem pela empresa e nem pelo plano de saúde.Atualmente pago outro plano mas gostaria de me manter no anterior devido as carências. Isto é verdade e ainda existe alguma possibilidade de aproveitar as carências daquele plano? obrigado.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:52
Alberto,

Depois de todo este tempo, não tem mais como fazer esta opção. Ela teria que ter sido feita no momento do desligamento.

Você poderia cobrar os prejuízos sofridos dos responsáveis por te prestar informações erradas, mas, para isso, teria que ter provas.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# wagner 02-10-2012 00:40
queria saber uma coisa a empresa tem convenio corporativo assimedica sou dependente o pagamento sempre em dia pois é direto na folha de pagamento e mandaram uma carta avisando que seria cancelado o contrato por eceso de uso pode isso ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:54
Wagner,

Alguns contratos empresariais possuem esta previsão, mas entendo que ela é totalmente ilegal. Mesmo porque os planos são contratados justamente para serem utilizados.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Josimara 02-10-2012 14:14
Boa tarde Bruno,o plano de saúde q pago pra minha filha,esta alegando q não paguei 4 faturas,mas já foram todas pagas sem atrasos.Mandei fax e e-mail com os comprovantes anexos.Mas eles informam q foram inlegivel e q o plano foi cancelado. Tem como eu reverter esta situação?
Deste já agradeço
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:55
Josimara,

Se você tem todos os comprovantes de pagamento, pode reverter sim.

Para tanto, procure a ANS ou o poder judiciário.

Como o cancelamento teria sido indevido, acredito que caiba até indenização por danos morais.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# adriano 04-10-2012 11:35
boa tarde. pago a 20 anos o convenio da minha sogra, o sul america, neste dia ela foi impedida de realizar uma consulta pois estamos com 38 dias de atraso. esta certo isso? mudou algo na lei??? infelismente sempre pagamos com atraso com ate 60 dias, mas nunca deixamos de ser atendido....grato
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:56
Adriano,

Não, o atraso que permite o cancelamento é de 60 dias, mas estes podem ser não consecutivos.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Nadyan Batista 04-10-2012 17:59
Estou muito apreensiva meu plano é empresarial , mais está vencido mais de 60 dias , recebemos a notificação extra judicial , um funcionário recebeu assinou mais não passou para mim , e quando fui pagar os boletos o plano estava cancelado, o que faço ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 10:57
Nadyan,

Como relamente existe o atraso e a notificação foi enviada, acredito que o cancelamento tenha sido legal.

Poderia até questionar que quem recebeu a notificação não tinha poderes para isso, mas é uma alegação fraca.

Você pode tentar a reativação junto à operadora, mas vai depender da vontade deles.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Maria Creusaa 09-10-2012 00:41
Tenho plano Unimed Nacional desde 95,como tava atarefada acabei esquecendo o pagamento do plano no dia 15/07,mas paguei normalmente agosto e por problemas acabei atrasando em setembro.Agora no início do mês fui até a Unimed p/ pagar o mês de setembro,q era o q eu sabia q estava em atraso e lá fui informada q tinha sido cancelado por causa de julho q estava em aberto,eu disse q pagaria os 2,porém eles ñ quiseram negociar,tentei falar com o gerente e ele saiu pela porta dos fundos p/ ñ cruzar cmig.Qdo informada dos prazos questionei se ñ era de 90dias, até pq o plano é + antigo do q a lei d 98.Ñ recebi notificação e questionei se eles ñ deveriam informar,eles disseram q tem o comprovante d entrega,ñ mostraram e o nome q eles informaram eu desconheço,moro num condomínio com vários prédios e as correspond. são entregues na portaria e depois colocada nas caixas de cada apto,SE enviaram o porteiro q deve ter assinado,+ nunca recebi,eles podem cancelar meu plano sem eu ter recebido o aviso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Solange Tosta 11-10-2012 09:21
Bom dia,
Tenho um plano empresa Amil desde 2008, por problemas financeiros, estou nos últimos meses atrasando, mas sempre qdo vai vencer do mês subsequente já faço pagto.
Ontem precisei passar em consulta esta suspenso meu plano, não fui informada, tive que pagar consulta, e disseram que a lei é esta, faz 20 dias que meu plano esta atrado, não é um valor pequeno pago 1335,00 de plano de saúde.
Eles não deveriam tratar o cliente desta maneira.
Gostaria de saber quais são meus direitos.
Grta
Solange
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marcelo Oliveira 13-10-2012 12:02
Bom dia Dr. Bruno,
Tenho um plano familiar com a Unimed que estava atrasado mais de 60 dias. Consegui atualizar e pagar as parcelas de agosto e setembro, mas a de julho não consegui atualizar no site do banco.
Ao contactar a Unimed e a mesma informou que o Plano estava Cancelado e que entrariam em contato para negociar.
Descobri o nome do escritório de cobrança e entrei em contato.
Paguei a ultima parcela atrasada dia 11/10/12.
Agora minha filha está passando mal e preciso leva-la no Pronto Socorro, mas o plano informou (hoje, dia 13/10) que nosso atendimento ainda ficara suspenso até que o sistema deles acusem o pagamento. Falei que enviaria o comprovante de pagamento por fax para poderem liberar o atendimento, mas eles falaram que o financeiro não funciona nos finais de semana.
Eles podem impedir o pronto atendimento?
Descobri que o plano estava apenas suspenso e não cancelado. O que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:02
Marcelo,

A partir do momento em que os pagamentos foram feitos com a concordância do plano, a suspensão tem que ser imediatamente retirada, principalmente considerando que você se dispôs a entregar o comprovante de quitação.

Se não conseguir resolver isso pelas vias administrativas , sugiro que procure o Poder Judiciário.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Jukie Pardini 17-10-2012 15:37
BOA TARDE.
a CORRETORA QUE TRABALHO FEZ UM PLANO DE SAUDE PARA MIM...E NUNCA USEI, E A MESMA DEIXOU DE PAGAR...AGORA A CENTRAL DE COBRANÇA ME LIGA TODO SANTO SOLICITANDO O PAGAMENTO DESSAS MENSALIDADES EM ABERTO, A PERGUNTA É, EU PRECISO PAGAR ESSAS MENSALIDADES PENDENTES, JÁ QUE O PLANO FOI CANCELADO???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:03
Jukie,

Depende se você era o responsável pelos pagamentos e da data em que foi cancelado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# liliane astine 23-10-2012 11:35
bom dia!!
Bruno eu tenh plano de saude da unimed pela asben administradora, o que acontece eu desde o começo sempre paguei minhas fatturas atarasada mais nunca deixei passar mais de 60 dias,e eu estava so com a fatura de setembro 20 dias atrasada e cancelaram meu plano,me negaram atendimento na urgencia do hospital,e eu tive que pagar uma consulta medica de urgencia e tbm fazer um exame,e tinha tbm que usar um hospital publico,por ordem judicial liberaram meu plano,no cnceladoaso fiquei mais de 1 mes sem plano por que foi cancelado dia 31-0812 e ativado dia 10-10-12 terei que pagar a fatura de setembro?se tiver que pagar o que eu gastei eles teriam que me reenbolsar..por favor me ajude e tbm o meu advogado marcou uma audiençia por danos morais..ahh nunca deixei o meu plano atragar mais de 30 dias..e na hora que mais precisei me negaram atendimento,tiv e que ir para um hospital publico.obrigado e aguado uma resposta..
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:04
Liliane,

Difícil te responder sem conhecer seu caso a fundo. Converse com seu advogado, pois ele com certeza saberá te orientar melhor.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Yara Monea 23-10-2012 15:07
Boa tarde Bruno,
Tinha um plano da Cabesp Familia desde mai/2011, nunca atrasei uma prestação, em maio/2012 eles aumentaram este plano em 22,03% e como sou aposentada e meu marido esta desempregado, liguei lá para tentar negociar um plano mais barato e eles me disseram que não tinha. Procurei um corretor e fiz um seguro em outra seguradora bem mais barato. Liguei para a Cabesp para cancelar e eles me disseram que eu presisava pagar a mensalidade em aberto para poder cancelar, o que eu não fiz pois não tinha o dinheiro e não utilizei mais. Agora eles enviaram uma carta me excluindo do plano, até aí tudo bem, mas estão cobrando 3 mensalidades e disseram que vão enviar meu nome para o Serada. O que devo fazer? Acho uma injustiça pois sempre paguei em dia e só deixei de pagar quando não mais utilizava.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:06
Yara,

É preciso ver o que está no contrato, mas normalmente o cancelamento acontece depois de 30 ou 60 dais de atraso.

Depois de cancelado, qualquer cobrança é indevida.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# izabel 23-10-2012 18:10
um dos nossos funcionarios sofreu um atentado levou um tiro na cabeça ficando com sequelas. pois bem apos isso mesmo estando em tratamento o plano de saude enviou notificaçao de cancelamento. estamos com os pagamentos em dia. o plano de saude(intermedi ca)pode fazer isso? sao 5 pessoas no plano empreza. somente esse funcionario tem utilizado bastante nos ultimos meses e foi um acidente isso é foi vitima de assalto.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:07
Izabel,

Este cancelamento me parece totalmente ilegal, mas seria preciso conhecer melhor os detalhes para te dar uma orientação melhor.

Sugiro que procure um advogado de sua confiança para lhe auxiliar.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# izabel 23-10-2012 18:14
uma prestadora pode cancelar um plano empreza em dia com os pagamentos? um dos funcionarios foiu vitima de assalto levou um tiro na cabeça e tem sim utilizado o plano pois ficou com sequelas. mas eu pergunto nao é para isso que serveos planos de saude?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# edna 29-10-2012 15:39
boa tarde estou com uma duvida abri uma pequena empresa onde fiz um plano de saude para 4 pessoas familia so que fechei esta empresa mas continua pagando o convenio medico tem algum problema oun tenho que da baixa o vendedor do plano me. aguardo contato disse que não precisaria era so continuar a pagar direitinho pois o que enteressa e pagar todos os meses esta certo ou tenho que comunicar o convenio que ja não tenho mas inscrição no cnpj
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:08
Edna,

Situação atípica essa, mas acredito que, uma vez que a empresa não existe mais, o plano não poderia continuar.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lália 30-10-2012 10:25
Bom dia!
Minha duvida é a seguinte: não paguei dois boletos do plano (mes 9 e 10) porem não usei o plano, recebi uma carta dizendo que o meu plano estava cancelado. Eu tenho que pagar esses boletos atrasados? lembrando que não usei o plano nos meses que não paguei.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 30-10-2012 11:19
Lália,

Entendo que não, pois a 'pena' pelo não pagamento seria o cancelamento, mas existem entendimentos divergentes.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# wellya 30-10-2012 14:18
Ola Bruno boa tarde por favor espero que voce consiga me ajudar,tenho um plano estudual de recife so que moro no interior da bahia contudo so uso o plano quando vou viajar para recife,meu plano começou a chegar em atraso no incio desse ano,quando foi em julho recebi uma carata dizendo q o dia abril estava em atrasa entao paguei ele no dia 03/07/2012 nisso ainda ficou o de maio em aberto,quando foi em agosto tiver q ligar denovo pro financeiro pedidno o codigo verificador pra mim pagar no banco,ae me informaram que estava em cancelamento,li guei pra o financeiro e a moça me explicou q eu tinha q pagar todas as parcelas em aberto de uma vez so,expliquei pra ela q no momento eu nao tinha como fazert esse pagamento,entao ela me informou q apos cancelado eu teria 5 meses para pedi reativaçao,so q ela nao me explicou q os 5 meses de reativaçao ja estava contando de maio,entao eu achei q eu teria ate dezembro pra reativar,quando foi ontem,,, proxima link
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# wellya 30-10-2012 14:21
quando foi ontem eu liguei falando pra ela que em dezembro eu iria pra pode acerta o plano,entao ela me falou q ja nao podia mais pois ja faria 6 meses hj dia 30 de atraso,entao eu falei pra ela q isso ela nao tinha me explicado,e se meu plano tinha vencimento dia 30 de maio como faria 6 meses em atraso dia 30 de outbro faria sim 5 meses eu ainda poderia reativar,outra coisa tbm expliquei a ela que nao fui notificando com uma carta especificando quem em caso de nao eu teria 10 dias para fazer o pagamento,ela deixou bem claro que eu nao poderia mais reativar o plano e sim fazer outro,sei q tem uma lei q fala que quando o beneficiario quer paga e reativar a empresa pode e tem que aceitar e outra coisa tbm a empresa tem que entra em contanto com o beneficiario pra informa o cancelamento estou correta sobre isso,por favro me diz o que posso fazer pra nao perde o plano e tudo q ja paguei
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:38
Wellya,

Se existiram 60 dias de atraso, o cancelamento é devido, desde que precedido de notificação enviada até o 50º dia de atraso.

Neste caso, não existe lei que obrigue o plano a aceitar os pagamento e reativar o plano, isso é uma escolha dele.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elizangela Baptista 30-10-2012 14:30
Bruno

Fiz um plano de assistencia odontológica em 2009 e paguei por 08 meses e não paguei mais e nao recebi carta de cobrança nenhuma até esta data, mas cabei de verificar que tenho um protesto em meu nome em um cartorio aqui da cidade referente as parcelas que não paguei até até chegar a 12 parcelas. isto esta correto?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:40
Elizangela,

O cancelamento deveria ter sido feito depois de 60 dias de atraso e a cobrança desses valores, desde que não tenha havido utilização, é controversa, sendo que eu a entendo como indevida.

Independente disso, se você também não recebeu comunicado informando que seu nome seria incluído no SPC/SERASA antes de que o fosse, essa inclusão é indevida.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elizangela Baptista 09-11-2012 14:44
obrigado Bruno

abs
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gabriela do Prado 30-10-2012 21:24
Bruno,
Devido a greve dos correios do mês de set./12 não recebi meu boleto que tem vencimento todo dia 1º, depois de 7 dias peguei a segunda via no site e paguei o valor normal (sem juros). O mês de Out/12 paguei no dia do vencimento, porém meu plano foi suspenso por causa de 7 dias que não foi pago o juros ref. set/12. Isso pode acontecer?
Abraços!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:41
Gabriela,

Não poderia, pois o valor da mensalidade foi pago, ainda que com atraso.

O que o plano de saúde teria que fazer era te enviar o valor dos juros na fatura posterior.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jessica Aglaise 31-10-2012 08:01
Bom dia!Minha dúvida é a seguint:fiz um plano como dependente da minha tia,mas mudei de cidade quero cancelar,como faço para cancela-lo?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:42
Jessica,

Entre em contato com o plano e solicite o cancelamento. O ideal seria também enviar este pedido por correspondência ou e-mail para que fique documentado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# marcelo 31-10-2012 09:48
Bom dia
Faço parte de um plano de saúde empresarial e é descontado do meu salário o valor total do plano. Eu tive problemas de atendimento neste plano e resolvi fazer outro plano pela mesma empresa, contudo, quando fui cancelar o 1º plano a operadora me disse que nem eu e nem a empresa podemos fazer a minha exclusão do plano, a não ser por morte ou demissão.
Estou pagando os 2 planos até conseguir resolver isso.
Poderiam me ajudar??
Obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:43
Marcelo,

Seria preciso verificar o contrato para te responder com mais segurança, pois planos empresariais tem peculiaridades, mas, a princípio, esta impossibilidade de cancelamento seria ilegal.

Se for este o caso, você deve procurar a ANS ou o Judiciário.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jessica Aglaise 01-11-2012 08:01
o q faço para cancelar meu plano de saúde?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ma Izabel 05-11-2012 09:57
Bom dia, tenho um plano de saude a mais de 15 anos, no começo de ano,(01,02,03,2012) enfreitei uma crise financeira de paguei meu plano com atraso todos os meses, fui notificada a respeito destes dias em atraso, essa empresa manda tipo um carne com vencimentos de 3 a 4 meses.(Jan/Fev/Mar.) o qual estava pagando normalmente como relatei acima. Quando chegou o novo carne não me atentei ao detalhe os proximos boletos eram (Maio,Jun,Jul,A go, Set, Out/2012).Para minha surpresa Quarta-feira 01/10 solicitei atendimentos em um proto socorro(colica renal) e foi negado dizendo que meu plano esta cancelado pela falta de pagamento da parcela de abril/12. Gostaria de saber se eles podem cancelar mesmo eu tendo pago Maio, Junho, Julho,Agosto, Setembro e outubro de 2012.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:50
Ma Izabel,

O fato de eles terem recebido as mensalidades posteriores implica no reconhecimento da continuidade do contrato.

Por esse motivo, entendo que o cancelamento´/ negativa é indevida. Mas você deve regularizar a fatura de abril.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# SANDRA 06-11-2012 16:20
Boa tarde
eu quero cancelar meu plano de saúde , liguei para cancelar hoje dia 06/11,tenho que ir devolver a carteirinha e assinar uma carta de responsabilidad e no pagamento do boleto , meu boleto vence dia 10/11 e eles falaram que eu tenho que pagar o boleto desse mes q só depois do pagamento será cancelado, meu plano é empresarial e não trabalho mais na firma , teve um aumento que não tenho como pagar , se eu não pagr o q pode acontecer ?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:51
Sandra,

Não pagando este valor eles irão te cobrar e, possivelmente, enviar seu nome para o SPC/SERASA.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Jk 06-11-2012 17:15
Fiz meu plano no dia 20/10/2012, e o mesmo preciso esperar a carência até o dia 20/11, porém está sendo cobrado no mes 11, a mensalidae inteira a taxa de inscrição e 35 reais de retroativo do mês....Esse retroativo pode ser cobrado?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:52
JK,

Sim, pois apesar da carência, seu plano já está ativo. Se precisr de utilizá-lo para situações de urgência/emergência, por exemplo, o atendimento não poderá ser negado.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Raquel 07-11-2012 07:48
Bom dia!
Tinha um plano de saúde corporativo e devido a não aceitação, solicitei o cancelamento junto à empresa. Disseram-me que o desligamento deveria ocorrer até o dia 15 de cada mês. Bom, dia 13/09 solicitei o cancelamento do plano, porém no mês 10 veio cobrando novamente, procurei o DP da empresa e me informaram que a cobrança é devida pq o plano é pago com antecedência. Porém, entrei em contato com a operadora e me disseram que o plano está inativo desde o dia 30/09. Agora no mês 11 veio cobrando novamente. Gostaria de saber como funciona a cobrança do plano corporativo em folha. Desde já agradeço.
Sem mais para o momento,
Raquel
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:54
Raquel,

Se você solicitou o canclamento no dia 13/09, eles podem te cobrar apenas até este dia, mesmo que a fatura seja emitida posteriormente.

Qualquer cobrança posterior a isso seria indevida.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Adriano 07-11-2012 09:33
Bom dia,

Dr, tenho um plano por adesão, porém mudei de estado e quero fazer de meu estado atual, liguei para informar o cancelamento e me informaram que preciso pagar o boleto atual e mandar um email até o dia 14/11, solicitando o cancelamento, mas acho absurdo, sendo que não utilizei o plano de sáude no último mês.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Bruno Lemos 08-11-2012 13:55
Adriano,

Este pagamento é devido e, sem fazê-lo, não conseguirá aproveitar a carência já cumprida no plano anterior.

Um abraço,
Bruno Lemos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Adriano 09-11-2012 19:25
Boa Noite,

Dr Bruno, mesmo sendo um plano por adesão por uma categoria? é um plano particular, porém me incluírão em um sistema de adesão lá, para o valor dar uma diminuída. E eles não possuem convênio aqui nesse estado, somente em PE. Se eu não pagar corro o risco de encaminharem meu novo ao Spc ou simplesmente cancelam com 30 dias de atraso?
Obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Beatriz Piaget 11-11-2012 14:07
Boa tarde Bruno,
Temos um plano empresarial há 7 anos da Unimed.
Esse plano foi feito por intermédio do CDL de Novo Hamburgo.
Naquel época foi autorizado colocar pessoas que não fizessem parte do quadro da empresa e assim coloquei meu pai e minha mãe.
Há alguns meses atras o C D L enviou uma carta dizendo que estava se desvinculando da Unimed por ordem da agencia de saúde.
Com isso a Unimed diz que as pessoas que n são funcionarias da empresa devem migrar para outro plano e que o valor sofrer um acréscimo. Meu pai esta na cama c alzeimer e minha mãe tb esta doente. N posso tira-los do plano. Meus pais não tem direitos adquiridos?
Obrigada pela oportunidade
Beatriz
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lucas 13-11-2012 19:37
Dr. Bruno, boa noite.
Tenho um plano saude feito por minha ME para familia 4 pessoas há 1 ano. Estou inadimplente por 62 dias, recebi notificaçao de cancelamento. Mantive contato com a empresa saude para pagamento e reativação do plano o qual está sob analise. Tenho interesse na reativação devido as carencias. Quais seriam os critérios mais utilizados para aceitarem a reativação ? Utilização do plano ? tarifas atualmente pagas ? Obrigado. Lucas
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gleisse 19-11-2012 21:08
Olá, meu plano foi cancelado por falta de pagamento entres os 60 dias, a qual não fui informada sobre o atraso nem o cancelamento tentei de todas as formas que reativarem mais foi mal sucedido o motivo maior do atraso foi por que as faturas não chegava na minha residencia e eu não lembrava de paga as mesma, quais são os meus direitos na lei, e oque deve ser feito para que eu retorne a utilizar meu plano?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Eliene Ribeiro 21-11-2012 18:44
Boa noite.
Na hora de atualizar o boleto do mês 06/12 por engano acabei atualizando do mês 07/12por esse motivo cancelaram o meu convênio, entrei em contato mas me informaram q eu deveria esperam uma ligação para regularização, porem ñ ligaram e depois de 3 tentativas me deram o nº para q eu liga-se. então eu paguei a mensalidade do mês 06 e 08/12, agora me enviaram 4 boletos para serem pagos na 1ª quinzena de dezembro alegando q seria referente aos meses 09,10,11 e 12/12, já que eu teria solicitado a reativação do plano... agora quero saber se é correto eu pagar por uma plano que estava cancelado,eu não estava utilizando e ainda não me notificaram??? o que devo fazer.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Leonardo 22-11-2012 15:48
Meu irmão tinha um plano de saúde dele e para a família, contudo, ele ligou na Unimed e pediu o cancelamento (não tem protocolo e nem nada - difícil provar), mas desde que pediu o cancelamento não uso mais, faz uns 02 anos. Agora a unimed está cobrando vários meses em aberto da mensalidade, isso é correto? Qual o limite máximo de parcelas que poderiam cobrar, desde o momento que não uso mais? Qual o número da lei da ANS que prevê o máximo de cobrança que ele poderia sofrer e terá que pagar?
NO mais, obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# ademildes silva dess 25-11-2012 16:05
boa tarde
meu plano de saude está com 25 dias de atraso, tenho consulta marcada amanha, liguei hoje para saber sobre o atendimento para prestadora, pq mes passado eu estava atrasada 17 dias e foi negado o atendimento, fui informada que meu plano estava bloqueado por falta de pagamento, gostaria de saber se é legal, aguardo uma resposta o mais urgente possivel.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# debora santana 28-11-2012 15:00
estou em atraso com o plano individual da minha filha em 60 dias fui pagar e nao conseguir.quando liguei para saber como fazer o pagamento mim informaram que o plano esta cancelado.que eu tenho que pagar a divida mas voo perder o tempo de carencia procurei mim informa e A lei determina que o atraso de mais de 60 dias, consecutivos ou não, autoriza o cancelamento do plano por inadimplência, desde que o usuário seja notificado até o 50˚ dia de atraso. so que o carne do ano todo chega na casa do padrinho da minha filha todo ano. procurei saber com ele e nao chegou nada de notificaçao na casa dele.o que eu devo fazer agardo resposta.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# valdete anze 30-11-2012 21:03
Boa Noite, por motivos financeiros, atrasei 3 meses, agora final de novembro coloquei em dia, no entanto, me informaram de que tenho que cumprir todas as carências, que vão até "2 anos". Não recebi nenhum comunicado oficial. Pedi então para, falar com o superior da atendente e simplesmente me disse de que não teria jeito.
Quais os meus direitos?
De que forma devo proceder?
Aguardo resposta
Obrigada Valdete
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# bruno mansur 04-12-2012 10:51
Olá Bruno,

Sou usuário do plano unimed belém e farei uma viagem de 3 meses para o exterior. Gostaria de saber se tenho direito de suspender o pagamento do plano de saúde durante esse período de viagem.

Muito obrigado,

bruno
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Nildes 05-12-2012 22:30
Ola

Bruno

Estou com uma duvida tenho uma plano pela emprsa, cumpri carencia e tudo, so que a empresa atradou dois meses que imlpicou no cancelamento. Eu posso usar a carencia levando
Para pessoa fisica, pois sou funcionaria e era descontado do meu salatio. Como devo proceder?
No aguardo...
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elba 06-12-2012 14:30
Olá Bruno!
O plano de minha filha unimed Salvador está suspenso o atendimento em vários lugares. Passei até mesmo o constrangimento de marcar uma consulta e não ser atendida pois estava suspenso. Liguei pra lá e falei que iria cancelar o plano e disseram que iria normalizar só que até então passaram-se 6 meses e nada. Ligo pra lá e não consigo entrar em contato pra poder fazer o cancelamento. Já estou sem pagar desde o mês novembro. Se eu ficar sem pagar posso ter o nome no Spc?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# rafael m. 07-12-2012 12:12
Em primeiro lugar quero parabenizar pelo trabalho feito no seu blog Sr. Lemos.
Isto contribui muito para a democracia da informação.

Le comento meu caso é: mas de 60 dias de inadimplência, mas porém a confirmação do comunicado chegou após dos 50 dias. E a Sul America já confinou por parte deles o cancelamento do plano sem negociação para reativação.

Pelo que entendo eles estão em falta em relação a os 50 dias da comprovação que eu foi informado.

Neste caso, existe alguma jurisprudências concreta que possa me facilitar o andamento das negociações e/ou processo conta a empresa?

Muito obrigado
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# GUSTAVO CTG 26-12-2012 05:21
BOM DIA,

EU AJUDO UMA TIA MINHA PAGANDO SEU PLANO DE SAÚDE, COMO É MUITO CARO ATRASEI MAIS DE 60 DIAS NOS ÚLTIMOS 12 MESES, CONTUDO O PLANO NÃO CANCELOU O CONTRATO.

ESTOU ME ESFORÇANDO E PAGANDO EM DIA, ELES PODEM CANCELAR O PLANO A QUALQUER MOMENTO??

OBRIGADO,

GUSTAVO.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lúcia 26-12-2012 11:20
Bom dia. gostaria de uma informação referente ao plano de saude amil que possuia. Efetuei pagamentos normalmente até maio/2011. Parei de pagar por questões financeiras e nunca mais usei o plano. hoje 1 ano e meio depois, recebi uma carta dizendo que estou com a parcela de junho/2011 em aberto, que caso não pague, meu cpf será incluido no spc, nunca foi notificada antes e não efetuei mais pagamentos e nem utilizei o plano. primeiro, não são prestadores de serviço, uso enquanto eu pago, por isso não efetuei o cancelamento formalmente.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Marilsa Betania 29-12-2012 17:49
Olá Bruno!
fiz um plano de saúde do Santa Casa , através do Sindicato do meu trabalho, pois tinha encontrado o ortopedista que ajudaria na deficiência do meu filho que tem 13 anos. Ele já operou uma vez, e estaria progamado para uma nova cirurgia no ano que vem.E eu estou em pleno tratamento contra a obesidade de grau III sendo encaminhada para o grupo Santa Casa para fazer a gastroplastia. No momento em que fui fazer uma consulta, fui informada que meu plano tinha sido cancelado, devido a algum problema de inadimplência do sindicato .Liguei para o sindicato e me informaram que o Santa Casa estava "quebrando", e que eles já estavam negociando com outro plano de saúde. Liguei para o santa casa e a atendente disse que o Santa Casa não estava mais vendendo planos. O que devo fazer,preciso continuar com este plano e manter a carência. Paguei o mês de dezembro e não pude ser atendida. Obrigada!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ilando dos Santos 02-01-2013 20:38
Boa noite!
Eu tinha convenio pela minha empresa junto a unimed durante um ano após um ano, a minha empresa trocou meu plano da unimed para Intermedica o problema é que eu não tinha carencia na unimed e agora eu tenho e antes de mudar para Intermedica minha esposa já estava gravida.Agora ninguém quer arcar com as despesas o que poderia estar fazendo para resolver isto, quais meus direitos.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Elinete 04-01-2013 11:30
BOA TARDE, MEU PLANO DE SAÚDE FOI CANCELADO POR FALTA DE PGT, MAS FUI LA E PAGUEI TUDO E FIZ OUTRO PLANO DE SAÚDE DA SANTA CASA O MEU PLANO ANTIGO ERA DESDE DE 2006 EM 2010 ACONTECEU O CANCELAMENTO E A REABERTURA DE OUTRO PLANO DE SAÚDE, HJ PRECISO FAZEER UMA CIRURGIA MAS NAO AUTORIZADO POR CARENCIA, QUAL SERIA Q CARENCIA SE JA POSSUIA O PLANO DA MESMA ENTIDADE? DESDE JA AGRADEÇO
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Renata 07-01-2013 20:18
Dr. Bruno Lemos,

Tinha convenio da Amil ha mais de um ano, porem esqueci de pagar o mes 06/2011. As parcelas de 07 e 08 de 2011 foram pagas. No entanto, no mes de setembro/2011, fui surpeendida com a noticia que meu plano havia sido cancelado. Somente agora (em dezembro de 2012) recebi uma cobranca de que deveria quitar a parcela de 06/2011, caso contaririo meu nome seria inscrito no SPC/SERASA. Informo que utilizei o convenio no mes 06/2011. Assim, questiono se o pagamento desta parcela 'e necessaria, tendo em vista que meu plano de saude foi cancelado em razao do nao pagamento desta parcela. Desde ja, agradeco.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Alzira Teles da Silv 08-01-2013 19:54
Bom, eu estou prestes a fazer duas cirurgias em Salvador.Eu liguei para o plano de saúde que no caso é o nosso e a titular é a minha mãe e eu fuiinformada que o meu cartão já foi cancelado porque eu já completei 35 anos,sendo que a minha paga/já vei descontado no contracheque dela.
O que pode ser feito?
Eu estou sem sabero que fazer pois o valor a ser pago é descontado direto no contracheque e eu preciso muito deste planos de saúde.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# alcione 09-01-2013 09:03
Bom dia! Gostaria de obter esclarecimento qto ao pagto das parcelas q não foram pagas que causou o cancelamento, pois fiquei em dúvida depois q seu colega colocou que empresarial devem ser pagas. Não acho justo sendo q não utilizei o mesmo. Além do mais tbm não recebi a carta, e mesmo q tivesse recebido, não a teria recebido em mãos já que a portaria é quem recebe. Fui pagar com 62 dias como já havia feito nos outros meses e p minha surpresa disseram que estava cancelado e que não era regra aceitar com esses dias a mais. Não houve conversa, é não e pronto, e agora querem receber ... Essa é a UNIMED. O que devo fazer? Agradeço sua atenção.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Aline 09-01-2013 09:17
Parei de pagar meu plano de saúde que venceria em 11/10/12 e continuaram mandando a fatura mais umas 3 vezes e agora chegou uma carta da assessoria jurídica deles para eu entrar em contato.
Liguei e me informaram que eu deveria pagar essas parcelas atrasadas, pois somente parar de pagar não cancela o plano. Perguntei se iria sujar meu nome, eles disseram que não, porém, eu só poderia cancelar o plano se quitasse essas parcelas e que não conseguiria fazer novamente um plano com eles com essas parcelas não pagas. Queria saber se é isso mesmo.. tenho que pagar essas parcelas?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Paulo Barat 09-01-2013 16:22
Tenho pl.Amil coletivo por adesao.Vencido 10/12/12,pedi boleto p/atualizar atraso em 09/01/2013. Meu plano foi cancelado alegando atraso sup. a 30dias que ocorre a cada dia 1o.(inf.da operadora)de cada mes.Cfm operadora este plano é cancelado com 30dias atraso. Procede? Segundo eles vao tentar reativaçao, caso ocorra perco a carencia já cumprida? Agradeço antecipadamente , por orientação. Paulo
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gabriele Fonseca 09-01-2013 18:59
Boa Noite, terça- feira fui surpreendida, pois meu plano foi cancelado por " inadiplência" sendo que meu plano é debitado em conta o qual sempre foi no quinto dia útil, me esqueci de deixar dinheiro na conta, mas no seguinte dia depositei o valor da mensalidade e o plano não debitou uma segunda vez como antes era feito, liguei e pedi para eles debitarem assim q eu fui constrangida em uma clinica por saber q meu plano havia sido cancelado e eles falaram q não iam debitar por já se encontrar cancelado. Não me comunicaram sobre a " falta de pagamento", alegaram q me enviou uma carta, carta a qual não tenho conhecimento, estou gestante de 2 meses e agora me encontro nessa situação, quando fiz o meu plano a 3 anos atras foi visando o meu bem estar durante essa fase importante na vida de uma mulher, o que devo fazer nessa situação. AS parcelas em atraso são de novembro e dezembro, parcelas o qual eles não tentaram uma segunda tentativa de debitar como antes eles faziam.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# tatiane 10-01-2013 11:10
Sou gestante e possuo convênio há + de 10 anos, no dia da consulta eu não pude ser atendida, pois na recepção falaram q eu estava inadimplente c/ o meu convênio e q o mesmo foi cancelado a partir de 01/01/2013. Informei q o pagamento do convênio é através de desconto na flh de pagamento e q estava constando o desconto normal do meu convênio.Liguei na administratora e me informaram q alteram p/ boleto e q o mesmo irá vencer ainda. Fiquei + de 1 semana s/ convênio. Me deram uma nova matricula e agendaram a consulta, só depois q fui ao Procon e não quiseram pegar a notificação do Procon dizendo q estava tudo resolvido. Eu posso entrar c/ um processo contra o convênio por danos morais e materiais? Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Patricia 10-01-2013 15:21
Boa tarde, estou com o seguinte problema, tenho um contrato há 04 anos, no ano passado, por esquecimento, pois estava passando por um quadro depressivo, inclusive afastada do trabalho, deixei de pagar o mes de outubro, mas paguei novembro e dezembro normalmente, a empresa cortou o meu plano e se for começar um novo eu terei que me submeter ao período de carencias. Eles poderiam fazer isso? qual é a lei que regula a matéria?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ana Beatriz 10-01-2013 17:41
Fiz um plano da Dix empresapaguei o 1º mês e deistir pois acheioutromelho r em preço e em dimensão geografica. Dix( só RJ) e o outro todo teritorio nacinal. Pois bem começou a minha luta pois quero cancelar o plano mais só posso se pagar as mensalidades em aberto, avisei que não acarretei danos ao plano pois só levei minha filha de 5 meses para consultas no 1º mês e depois não usei mais, agora estãome ameaçando colocar onome daempresa no SPC sei que vacilei não lendo o contrato mais também ninguem (corretor)me avisou que as regras tinham mudado, sempre tive plano de saude e era só deixar de pagar que eles cancelavam o plano,pois os médicos não consultam com o pagamento em atraso.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# geyza 13-01-2013 03:40
fiz um plano da unimed pra minha filha e foi cancelado por inadiplencia.quando quiz reativar eles falarão que eu teria que fazer outro plano mas para isso teria que pagar a primeira parcela das 5 que estava atrasada para poder fazer outro plano,paguei e fiz outro na mesma empresa.Agora foi cancelado dinovo queria saber se pagando a primeira parcela que estar atrasada de 4 tenho o direito de fazer um novo plano dinovo na mesma empresa?o plano é individual.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# alberta 14-01-2013 12:56
olá, fiz uma plano amil no qual a consultora nos disse que atendia os hospitais que queríamos, depois de 3 meses fomos usar e pra nossa surpresa todos hospitais e médicos q tinha dito não atendia nosso plano, agora quero cancelar, mas existe uma cláusula que diz que tenho que esperar 12 meses. esta correto isso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Juliana 18-01-2013 10:01
Bom meu plano foi cancelado.fiquei sabendo hoje qdo fui tentar tirar o boleto deste mês.Eles alegam um prestação em aberto no mês de abril 2012.Mas todas as vezes que fui ao faturamento pegar boletos em abertos nunca me deram este apenas diziam que o que tinham eram estes que me deram.Os boletos continuaram a vir maio, junho, julho, agosto , setembro, outubro, novembro, dezembro e continuei pagando e só agora tá cancelado.Disseram que mandaram um comunicado.Então pedi o nome de quem recebeu foi uma moça vizinha que tem problemas mentais. eu não recebi eles esperam eu pagar mais 8 meses para cancelar meu convenio isso é vergonhoso, e não tem íntegridade isso.O que devo fazer? Vou entrar com um processo contra esse convenio.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# samara borges 18-01-2013 23:37
olá tinha um convenio a mais de 5anos porém já faz mais de 6 messes que não pago no caso ele já fui cancela,gostari a de saber se posso contratar outro plano só que com a carencia do plano cancelado???
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Valeska 30-01-2013 21:02
Minha mãe tem um plano de saúde do HAP VIDA que começou pela associação de professores e que em 98 teve o convênio cancelado e ela firmou contrato individual, com reajuste nos preços, diretamente com a HAPVIDA, pagando desde então por boleto no plano individual. Agora, recebeu uma carta dizendo que o contrato dela será cancelado em 10/02, como se fosse plano empresa e que se ela quisesse teria que fazer um novo plano que custa o dobro do valor. Ela tem 69 anos. O plano dela não é empresa, é individual, mas de repente aparece no sistema do HAPVIDA como empresa e ninguém resolve. Dizem que vai ser cancelado. Como proceder?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# leila maria 30-01-2013 21:40
boa noite ,,tinha o meu plano mas paguei so a primeira parcela ,,nao gostei do plano,ja faz 7 meses que nao paguei e recebi varias cartas que o meu nome foi para o spc ,,,se eu nao usei o plano por que foi para o spc.obrigaga
.e aguardo resposta
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# juliana 02-02-2013 19:52
o que acontece se eu usar o convenio em urgencia ou consulta depois de ter cancelado?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jhonatthan 05-02-2013 11:50
goste muito o q ouvi isso vai ajudar muito no meu trabalho para ajudar os clientes a compreender ficou muito satisfeito no q li.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# deisy fonseca 16-02-2013 23:46
Boa noite
Estou preocupada pois tenho 62 dias de atraso acumulados em 1 ano, devido a viagens que faço a trabalho e nem sempre consigo pagar em dia. e meu convenio Medial não tem opção de débito automático que seria muito prático pra mim. Neste caso eles teriam que me avisar que eu já tinha 50 dias acumulados em 1 ano? Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Lívia Fernandes 17-02-2013 15:52
boa tarde,
hoje fui ao pronto atendimento de um hospital em maringá e tive o atendimento negado por inadimplência. estava com duas parcelas em atraso, paguei uma no dia 07/02/2013 e ficou em aberto a parcela que venceu no dia 20/01/2013, ou seja, nem um mês de atraso, minha filha tem asma e sofre de tosse e dispnéia, eles nem se preocuparam em saber como a criança estava, apenas negaram o atendimento. gostaria de saber quais são meus direitos estabelecidos para tomar medidas cabíveis? sem contar na raiva e vergonha passada. obrigada, att, Lívia
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# ERICA 20-02-2013 08:22
Prezado Bruno,

Meu plano de saude é atraves da empresa a qual trabalho, a mesma esta em atraso com o plano a 15 dias, gostaria de saber se posso usar a urgencia, pois com cinco dias de atraso o plano ja suspende o atendimento. Está certo isso?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Daniel Koster 21-02-2013 15:35
Minha mãe é idosa e faz mais de 10 anos que não usa o Plano Unimed Campinas. Ela ficou inadimplentee 5 meses. Fui cancelar o plano c/ procuração dela. Disseram que ela deveria pagar as parcelas em aberto, gerando novos boletos e corrigidos c/ multas, para pagamentos sucessivos do mais antigo para o mais novo. Ela deve pagar, estando com dificuldades financeiras para não correr o risco de ser mndado seu nome para o SPC/SERASA? Qual é o tempod de prescrição desta dívida?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ligia Moura 22-02-2013 15:23
Boa tarde, recebi hoje o boleto do meu plano Unimed Qualicorp referente ao mes 3, liguei para pedir o cancelamento do plano e foi me dito que teria de pagar esta fatura e enviar um e-mail ou fax pedindo o cancelamento entre os dias 1 e 10,isto é legal? Expliquei que estou cancelando por não ter condições de pagar,pois mudei de faixa etária. Me foi informado que eu teria que ter feito isso antes de chegar o boleto, como eu poderia advinhar o aumento que viria, eles sim deviam avisar no boleto anterior o valor do aumento, para que eu verificasse se poderia arcar com a despesa. Minhas dúvidas: sou realmente obrigada a pagar este boleto de Março ? que é cobrado antecipado, se pedir o cancelamento por escrito ficar sem paga-lo posso ser penalizada. Att, Ligia
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Joice 26-02-2013 09:52
Bom dia, Bruno Lemos!
Gostaria de saber qual é a cláusula que fala que se o consumidor não está inadimplente por mais de 60 dias ou, mesmo estando, não recebeu o comunicado de sua inadimplência antes do 50º dia, o contrato não pode ser cancelado. Pois a minha carta foi emitida após 65 dias de inadimplência.
Att, Joice Simões
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Indianara G Marafon 27-02-2013 15:26
Meu plano foi cancelado devido a uma parcela que acabei tendo problemas no site do banco e não foi quitada, mas isso não vem ao caso acredito. De toda forma paguei as parcelas posteriores e solicitei a reativação do plano e eles estão negando, não posso ficar sem pois meu filho é criança e já se passaram todas as carências, estão querendo que faça outro plano e cumpra as carências novamente é correto?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Roberto 27-02-2013 17:02
Boa Noite! Bruno,

O meu tio tem um plano coletivo por adesão, ele está inadimplente e foi notificado por uma mensalidade atrasa em 30 dias. Passaram 5 dias, ele recebeu uma carta informando que foi negativado na SERASA e que o seu plano foi suspenso o atendimento devido a mensalidade atrasa em 37 dias. Mas já passaram dois meses q foi suspenso e ainda continuam descontando na conta dela o valor de mensalidade normal. Isso é correto? Eles podem suspender o plano e continuir cobrança a mensalidade normal?
att,

Roberto
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Samantha 05-03-2013 10:44
Olá
Meu noivo tinha convenio pela empresa, quando ele foi demitido deram a opção dele ficar com o convenio por 6 meses sem alteração no valor. Então ele pagou o mês de janeiro e fevereiro normal, quando foi utilizar informaram que o plano foi cancelado no dia 18 de fevereiro alegando que em janeiro deveriam ter sido pagos dois boletos mas não sabem informar referente a que. Pedimos o boleto para fazer o pagamento e assim reativar o convenio, informaram que como foi cancelado não há como reativar. Penso em ir no PROCON pois não foi avisado que havia um boleto em aberto e nem consta o pagamento dos boletos de janeiro e fevereiro. O que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# sheila 07-03-2013 11:05
Olá! Por favor me ajudem.

Me plano vence dia 07 de todo mes, acabei esquecendo de pagar no mes de fevereiro devido as ferias, no inicio de março(por volta do dia 05/03 entrei em contato atrves de telefone para reaver o boleto de fev e fui informada que o meu plano estava cancelado desde o dia 28/02 devido ao não pagamento. isso pode acontecer? O que devo fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# joanita 07-03-2013 11:20
minha irma tem um plano para consultas e exames.ela nao quer mais o plano,devido nao atender as necessidades dela.so q disseram que vao protestar o nome dela.isso e correto . o que ela deve fazer
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Eliz 08-03-2013 11:15
Plano de saúde pode mandar o nome para o serasa?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Rutênio 13-03-2013 08:34
Muito interessante o canal.
Pena que faltou as referências jurídica.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# evani monteiro 21-03-2013 11:43
O plano de saude do meu filho é anterior a lei dos planos de saude. No mes teve o atendimento negado em razão do parcela esta atrasada 10 dias. Ao quetionar, o plano informou que para ele ter a tolerancia de 60 dias seria necessario adptar o seu plano a lei, acarretando um acrescimo de 15% do valor que paga hoje. Que esse procedimento passou a ser adotado a partir de setembro de 2012. Indignado por não ter sido avisado acacou passando a mairo vergonha na clinica. Pergunta-se o que fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# jussara freitas 01-04-2013 12:36
olá bom dia vejo meu caso hoje fui levar meu filho ao pediatra e fui pela clinica que o plano de saude de meu filho estava inativo entrei em contato com a operadora e me informaram que o plano estava cancelado, sendo que não fomos informados nem por notificação e nem por telefone, pois no sistema o boleto que está em aberto é o do mes de 12/2012 e os boletos do mes 20/01/2013,20/02/2013 e20/03/2013 estão pagos como faço pra resolver pois passei por constragimento e tive que pagar uma consulta ao meu filho grata
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# B Costa 02-04-2013 17:00
Tenho um plano de saúde empresarial estou dois meses sem pagar, pois já migrei para outro plano de saúde e já estou com carterinha do plano novo. Minha pergunta preciso pagar os meses em aberto do plano antigo já que está cancelado, liguei para a operadora ela me solicitou uma carta timbrada com as informações de cancelamento. Grata pelo retorno.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Osório 03-04-2013 12:28
boa tarde
vou troca de plano pelo motivo que ele encontrou-se em falência (unimed salvador) para conseguir um plano melhor só nacional onde vou ter que começa as carencias tudo outra vez.com faço com o plano antigo cancelo ou mantenho mas a falta de pagamento dele antes ser cancelado sofro alguma penalidade como spc ou outra cobrança?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ana 04-04-2013 19:02
Boa noite
tinho um plano empresarial Amil pra 2 pessoas , só paguei a 1 parcela e atrasei 3 parcelas seguidas , mas nunca utilizei o plano , eles me incluiram no cadastro do serasa, liguei pra negociar eles disseram que o plano esta cancelado e pra tirar meu cnpj do serasa eles tenho que pagar o total de 3 mensalidades sem juros ou um plano de pagamento com 1 parcela paga em 7 dias sem juros, a 2 e 3 na data que eu escolher dentro de 30dias com juros e encargos, e não garantem o tirar o cnpj so serasa sem a quitação das 3 parcelas, nunca utilizei o plano e não acho justo nem pagar e quem dirá com juros e encargos. Como resolver esta situação.
Obrigada.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Danilo S Pereira 15-04-2013 09:55
Bom dia. Tenho um plano da unimed que os boletos não chegaram em meu endereço para efetuar o pagamento. E agora estão cobrando os meses em atrasos. Mais como eu já lê acima nos post. Que após 60 dias de atrasos eles podem cancelar o plano. Mais eles podem cobrar mais de 60 dias das parcelas já que após 60 dias o plano é cancelado automaticamente .
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ricardo 15-04-2013 15:43
Ola, qualquer plano de saude deve ser canccelado automaticamente apos os 60 dias de atrazo? Tipo, meu pai parou de pagar, estamos com 2 boletos em atraso, eles falaram que o plano foi suspenso e que devemos pagar os boletos se quisermos cancelar o plano, e ainda devemos manda uma carta pedindo o cancelamento. O que devemos fazer?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# CLAUDIA 21-04-2013 11:40
bom dia,
tenho plano de saude unimed E O pagamento é feito através de debito em conta, por motivo desconhecido ou má fé, a unimed deixou de debitar 2 meses consecutivos, apesar de ter saldo mais que suficiente. após esses 2 meses a unimed voltou a debitar mais 5 meses e depois disso cancelou meu plano alegando os 2 meses em atraso. E ainda disse que manteria o plano, que nao teria carencia, mas perderia o plano apartamento e pagaria o de enfermaria, sendo que o meu antigo plano estava mais barato que o de enfermaria. Está claro a má fé, já que o objetivo era me desfazer do plano mais barato em prol do mais caro. Isso já tem alguns anos, pergunto se ainda posso entrar na justiça para reaver meu antigo plano ou se já caducou?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Vagner 24-04-2013 09:25
Bom dia.
Cancelei meu plano de saude e eles estão cobrando um mes dizendo q devo pagar, gostaria de saber se realmente devo pagar esse mes ou não.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Tamiris 27-04-2013 00:40
Minha filha fez 21 anos em dezembro, o plano pediu para que enviasse um comprovante de que ela faz faculdade para receber uma nova carteirinha, hoje chegou uma carta dizendo que o plano foi cancelado, mas em nenhum momento fui avisada de que o plano seria cancelado depois de 6 meses...isso é possível?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Ruth 03-05-2013 07:50
Meu plano de saúde, vence todo dia 01. Esqueci completamente de pagar o boleto referente a 1 de abril, quando liguei dia 02 de maio para emissão de novo boleto devidamente ajustado, me informaram que foi cancelado e poderia entrar em análise, pois, o plano vai avaliar se vale a pena ativa-lo. Este precedimento é correto? Me pediraram que ligasse com 20 dias para saber se vão reativá-lo ou não.
Me ajude.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Antonio Carlos 07-05-2013 07:52
Bom dia!
Hoje pela manhã recebi um comunicado da Assim Saúde onde constam, segundo eles, o não registro de pagamento das mensalidades referentes aos meses de abril e maio/13. Participo que, hoje ainda, imprimi os comprovantes dos pagamentos efetuados dentro dos prazos atinentes aos meses acima citados. No comunicado, eles pedem, caso tenham sido regularizados os pagamentos que eu envie os comprovantes. De acordo com o exposto, solicito informar qual procedimento a ser tomado, haja vista não existir nenhuma pendência quanto a mim e, sim dos bancos que deveriam regularizar essas pendências. A minha agência é do Banco do Brasil e o boleto é em nome do Bradesco.
Grato,
Antonio Carlos
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Gleika 15-05-2013 19:33
Tenho um plano de saude pessoa juridica e quando completou 1 ano nao quiseram renovar o contrato porque usamos muito, porém estou gravida e nao vou conseguir fazer outro plano que cubra o meu parto, queria saber se eles podem mesmo cancelar este plano eu estando nessas condições?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Silvia da S. apreste 05-06-2013 00:45
minha filha era minha dependente no convênio do Iamsp, esta gravida com alto risco, fazendo seu pre-natal com medico do convenio mas como fez 21 anos, foi desligada do convenio. Gostaria de saber se existe alguma lei que proibe o desligamento qdo essa pessoa esta em tratamento, pois precisa continuar seu pre natal com o mesmo medico por causa da gravidade em sua gestação. Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# thais 06-06-2013 15:25
Boa tarde!

há dias que tento fazer o cancelamento do meu plano SulAmerica - Qualicorp atraves do 0800 e não sou atendida, pois fico na fila de espera. Já enviei um email ao Fale conosco e me pediram para aguardar 72h uteis e ligar novamente para fazer o cancelamento. continuo sem conseguir falar.

Se eu simplesmente deixar de pagar, meu plano será cancelado sem eu ter que pagar depois? Já estou sem utilizar o plano há um mês, pois aderi o plano de saude da empresa.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Priscila Silva 10-06-2013 10:15
Ola!
Eu pagava um plano particular, mas entrei em uma empresa que paga um outro plano empresarial, então já não tenho mais que pagar o particular! Entrei em contato com o cara que me vendeu o plano para saber o que fazer pra cancelar, e ele disse o seguinte: "Olha você até pode ligar lá na central e fazer o cancelamento, mas é uma tarefa difícil, pois vai passar um bom tempo pendurado na linha e depois u esquema burocrático para cancelar, ou então, você pode simplesmente deixar de utilizar e pagar o plano e apos 3 meses ele sará cancelado automaticamente ." Já faz dois meses e resolvi ligar lá para que parem de me enviar o boleto, mas fui informada que existe UMA DATA certa apara cancelamento que é todo dia 20, e como só entrei em contato agora vou ter que pagar os outros dois meses em aberto!
E agora oque faço? espero dar os três meses e tudo bem? Não corro o risco de ficar como nome sujo? Fui bem ou mal orientada por esse vendedor?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# maria aparecida pere 12-06-2013 19:18
BOA NOITE.sou eu q pedi a orientacao anterior tenho 58 anos sou diabética e cardíaca e nao tenho condicoes de pagar outro plano. por isso é q estou pedindo a sua ajuda nao deixo de cumprir com as minhas obrigacoes pago minhas contas em dia e nao sei pq estao me negando será pelo preco ou idade.grata!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# DANIELLE 14-06-2013 23:39
Gostaria de um esclarecimento, se estiver inadimplente, no caso 3 parcelas (abril,maio e junho)o plano pode ser cancelado pelo que entendi...porém, por diversas vezes tentei entrar em contato com a operadora, da última vez eles disseram que meu plano era de adesão e que ficaria apenas bloqueado até o pagamento. O prazo para chegar o novo email com o boleto era até dia 11/06(Eles enviaram e-mails com boletos anteriormente, mas não consegui acessá-los a tempo do vencimento). Hoje dia 14/06 liguei na operadora e eles disseram que o plano estava cancelado. Pedi que revisem o caso, pois estou esperando por este boleto e se fosse o caso pagaria tudo amanhã. Eles não me mandaram nenhuma notificação sobre o cancelamento do plano (nem por email ou por escrito). Então gostaria de saber se ainda é possível reativar o plano, quais procedimentos devo fazer? Desde já agradeço.
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# nathalia 23-06-2013 10:40
ola bom dia estou com 31 dias de atraso do meu convenio posso passar pelo plantao.Obrigada
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Edna 24-06-2013 23:46
Solicitei o cancelamento do meu plano de saúde e eles me disseram que teria que pagar a mensalidade que irá vencer amanhã (25). Essa cobrança é legal? Não utilizei o plano de saúde no mês de maio e nem em junho!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# DIOGO MELO 26-06-2013 19:12
Boa Noite, deixei de pagar meu plano individual hapvida por falta de condições finaceira, pois o plano colocou meu nome no SPC. Tive que fazer uma renegociação das 08 parcelas atrasadas para retirada do SPC que estava em torno em 1.200,00 para ter meu nome limpo. Queria saber se o plano tem essa autonomia de colocar em SPC, e se a cobraça foi indevida. obrigado!
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Claudia Moreira 27-06-2013 12:38
Em 07/12 cancelei, através de carta de próprio punho, o plano de saúde de minha mãe da sul america qualicorp e transferi ao mesmo tempo para sul américa PME. Ela não utilizou o plano qualicorp nem o PME e agora a qualicorp nos envia uma carta informando para pagar o mês de agosto que não foi utilizado ou seu nome sera incluso no SPC. Devo pagar a prestação do mês de agosto que não foi utilizado e ainda cancelei com antecedência ou não?
Responder | Responder com citação | Citar
 
 
# Claudia Moreira 27-06-2013 12:45
Em 07/12, troquei o plano de saúde sul America da qualicorp para PME, o corretor me informou que ele próprio faria o cancelamento, porém me informei com a qualicorp e enviei uma carta de próprio para qualicorp solicitando o cancelamento. O corretor me diz que o plano de saúde é pré pago, i.e., vc paga e depois o utiliza. Porém a qualicorp está me cobrando o mês 08/12 e informando através de carta do Serasa que se não pagar meu nome será incluso no Serasa! Devo pagar à qualicorp ou mover ação contra ela?
Responder | Responder com citação | Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Notícias da Saúde

Feed